top of page

Preferência Regional: as dicas que vão tornar o teu sonho possível!

Sabias que a preferência regional não depende exclusivamente da tua zona de residência? Pois é! Existem muitos pormenores escondidos que são importantes caso tenciones usufruir deste benefício.

Neste artigo deixamos-te os tópicos mais relevantes sobre este tema.

Em que consiste a preferência regional?

Simplificando, a preferência regional significa que um candidato pode ter vantagens no acesso a um Curso de uma Instituição de Ensino Superior se este for originário da área de Influência Regional definida para esse Curso específico. Ou seja, mesmo que a tua Média de Ingresso seja inferior à de outros candidatos que não beneficiem da Preferência Regional, é possível ser-te dada preferência no Acesso ao Par Instituição/Curso pretendidos.


Como se comprova?

A comprovação é feita através da Ficha ENES, não sendo necessários documentos adicionais, pelo que quando a pedes deves referir que pretendes usufruir de Preferência Regional.


O que é preciso para beneficiar da preferência regional?

Para beneficiar deste estatuto deves certificar-te que satisfazes as seguintes condições:

- Indicar expressamente no formulário de Candidatura Online a tua intenção de beneficiar do estatuto de Preferência Regional;


- Quando fores selecionar as tuas opções, para usufruíres da Preferência Regional, deves escolher nos primeiros lugares todas as tuas opções nas Instituições da tua Área de Residência. Quando colocares uma opção sem direito a usufruir de Preferência Regional, as opções que vierem abaixo não irão usufruir da Preferência Regional;

Exemplo:

Opção 1: Faculdade X com preferência regional

Opção 2: Faculdade Y sem preferência regional

Opção 3: Faculdade X com preferência regional (preferência regional SEM EFEITO)


- Ter estado matriculado e concluído o 11º e o 12º ano de escolaridade num estabelecimento de Ensino Secundário localizado nessa Área de Influência.


“Estudei num distrito diferente daquele onde vivo. Qual será a minha preferência regional?”

Bem, a que tu quiseres! Junto da secretaria da tua escola podes escolher se o distrito que aparece na Ficha ENES é o da tua residência ou o do local onde estudas.

Isto é te benéfico, pois se a tua escola é em X e vives em Y, contudo o Curso que tu queres tem Preferência Regional para X, isto permite que tenhas na ficha ENES a preferência Regional de X e não a de Y.

Alguns pormenores importantes:

- A Preferência Regional está prevista apenas para a 1ª fase de acesso ao Ensino Superior;


- Podes beneficiar da Preferência Regional em alguns Politécnicos em Portugal Continental e no Ensino Superior Universitário nas Universidades das Regiões Autónomas (50% das vagas do E.S. das Regiões Autônomas dos Açores e da Madeira são para estudantes oriundos dessa mesma Região, respetivamente.)

Exemplo:

Universidade dos Açores, curso x:



- Para teres a certeza de que o Instituto do Ensino Superior a que te queres candidatar tem Preferência Regional à tua zona, deves verificar neste link. (Por exemplo, alguns cursos do IP de Portalegre têm preferência regional a diversas regiões, sendo uma delas a Região da Guarda)


- Temos mais um artigo, que apesar de antigo ESTÁ ATUALIZADO, de preferencias regionais à tua espera! Desta vez são "perguntas e respostas".


- Existem ainda outras condições de poder usufruir da ficha ENES, contudo estás são mais restritas e específicas, portanto qualquer dúvida contacta-nos!


E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! Não hesites em contactar-nos!

Artigos Recentes

bottom of page