top of page

Como poupar dinheiro sendo estudante!

Dinheiro. Finanças. Gestão. Poupar.

Tudo isto parece um exaustivo quebra-cabeças, especialmente para os Jovens-Estudantes que progressivamente vão adquirindo noções e estratégias relacionadas com as finanças pessoais, tanto no quotidiano como no meio educativo. No entanto, esta jornada de poupança revela-se árdua e sem as bases e dicas essenciais este processo revela-se ineficaz!

Assim, neste artigo, reunimos as dicas mais importantes se desejas criar o teu pé de meia para o secundário, universidade ou outro objetivo. É importante realçar que poupar requer consistência, consciência e, acima de tudo, muita paciência!


1. Os teus tempos livres valem ouro…ou melhor, euros!

Não tens que estudar? Não tens nenhum compromisso importante e, por isso, vês-te com tempo livre? ÓTIMO!

Aproveita para procurares formas de rentabilizar o teu tempo livre e, assim, fazer algum dinheiro! Está consciente que esse tempo será para arrecadares algum dinheiro e não para o gastares de imediato!

Amplia e exterioriza as tuas vantagens! Sabes tocar um instrumento? Ensina alguém que queira aprender. Sabes uma língua extra? Ensina-a. Queres ajudar algum familiar ou vizinho? Babysitting, arrumações, limpezas ou passear os cães são algumas opções benéficas para ti, visto que, trabalhas para ti e podes gerir o teu horário e preço para cada tarefa.

Contudo, se preferires uma solução “mais permanente”, podes tentar arranjar um part-time que possibilite a conciliação com os estudos! Aproveita as férias de verão, natal e páscoa para desenvolveres competências nos teus part-times, fazer amigos e, tendo em conta o objetivo deste artigo, ganhar algum dinheiro.

O teu trabalho tem e deve ser compensado, assim, aconselhamos que evites trabalhados não remunerados!


2. Regras dos 3 C’s: Sê cauteloso, consciente e convicto!

Individualidade é umas das chaves essenciais para poupares enquanto jovem-estudante! Não é imperativo que participes em todas as saídas com os teus amigos, se não te apetece ou não tens possibilidades de ir, podes recusar. Não há necessidade de recorreres a gastos desnecessários apenas para te sentires incluído em um grupo e, se tiveres amigos verdadeiros, certamente compreenderão e ajudarão.


3. Comer de forma económica é comer bem!

A regra principal: evita comer fora constantemente! Snacks e uma garrafa de água são uma opção económica e saudável para o ritmo atribulado das aulas. Na hora de almoço prioriza a opção mais económica, ou seja, almoçando em casa, na cantina ou trazer o teu próprio almoço!

Excecionalmente podes optar por almoçar num restaurante, afinal de contas, quem não aprecia um bom almoço fora de casa? No entanto, sê racional e tenta optar por restaurantes mais em conta!


4. Prioriza atividades gratuitas!

Uma subscrição mensal no ginásio pode ser dispensável quando podes praticar exercício ao ar livre ou quando possuis acesso direto a workouts no Youtube. Além disso, muitas das faculdades e escolas têm clubes de desporto e atividades desportivas, aproveita-as!

No que toca às saídas com os teus amigos, existem inúmeros planos económicos como passear por jardins, fazer um picnic, visitar museus e exposições gratuitas ou reunir em casa para ver um filme ou série. Como vês, opções não faltam e diversão também não!

5. Sê rigoroso/a em relação às tuas compras!

Não tens nenhum item essencial para comprar? Não vejas montras ou entres em lojas pois a probabilidade de comprares algo dispensável é extremamente elevada. Compras impulsivas é algo que queremos evitar quando pretendemos poupar!

A melhor dica que podemos fornecer é elaborares uma lista com todas as coisas que pretendes ou precisas comprar. Podes aplicar este método em épocas festivas como o Natal, gerindo melhor o teu dinheiro e evitando compras impulsivas ou exuberantes.

Como já foi referido anteriormente, necessitas ser cauteloso/a com as tuas compras e, com isto, recomendamos que analises constantemente os preços, elege sempre a loja mais barata e segura, compra em segunda mão se possível ou até em épocas de saldos. Este processo pode dar um pouco de trabalho, porém se fores diligente verás resultados a longo prazo!

Esperar e controlar são a chave! Controlar a necessidade de comprar e refletir sobre a importância dos bens materiais que pretendes adquirir são ótimas dicas para iniciares esta jornada!


6. Descontos para estudantes são os teus melhores amigos!

Onde quer que estejas, fora de Portugal ou dentro, Litoral ou Interior… pergunta sempre se há descontos para estudantes! A probabilidade de existir é elevada e poupas sempre mais do que não usufruir desses descontos incríveis!

Museus, cinemas, transportes públicos, serviços como dentista e entre outros fornecem descontos a estudantes. Tu, claramente, não queres perder, por isso, nunca te esqueças do teu cartão de estudante em casa!


7. Delimita objetivos e metas!

Possuíres um objetivo de poupança, como por exemplo “Até ao final do ano vou poupar x valor para comprar isto.”, é um grande incentivo e ajuda a manter-te focado/a ao longo desta jornada.


8. Finanças controladas são o segredo para a poupança!

Quanto tens. Quanto recebes. Quanto gastas. Três pontos essenciais para a organização das tuas finanças pessoais.

Se todos os meses registares quanto dinheiro possuis, quanto recebes e quanto gastas em despesas fixas mensais estás a realizar um bom controle e gestão do teu dinheiro, o que também te permite uma visão geral do montante e os teus gastos mensais. No fundo… uma preparação para a vida adulta!

Uma ferramenta mais contemporânea que podes utilizar, caso não sejas apreciador de apontamentos em papel, é adquirires uma app de gestão de finanças pessoais. A oferta é variada, visto que, podes optar pela app do teu próprio banco ou uma app independente!

Dúvidas ou sugestões?

Contacta-nos pelo Instagram!

Artigos Recentes

bottom of page