Aproxima-se, progressivamente, uma das fases mais decisivas da tua vida: a candidatura ao Ensino Superior. Deves estar num turbilhão de emoções, assoberbado com o final do secundário, dúvidas a pairar, incessantemente, em relação a este tópico... Mas, se existe algo de que não te deves esquecer, é que muitos outros estudantes já passaram exatamente pelo mesmo (ou até por pior).
Por isso, juntámos todas as dicas que nos ajudaram diversos de nós, a escolher o curso ideal!
Em que área te enquadras?
Tens mais interesse na área das ciências? Ou das letras? Ou ambos? Sentes-te mais atraído pelas ciências socio-económicas ou pela área das artes? Saúde será uma opção? Ou que tal jornalismo?
As hipóteses são inúmeras, e aqui és tu o protagonista. Deves mesmo fazer-te estas perguntas e pensar que esta escolha irá repercutir-se no teu futuro profissional e pessoal! Mas, não fiques assustado… se não acertares à primeira, isso não determinará o teu futuro. Temos vindo a divulgar diversos testemunhos de estudantes nesta situação e com percursos deveras inspiradores!
Sabemos que isto exige um grande processo de introspeção da tua parte, ou seja, tens que atender a tudo aquilo que te desperta interesse e curiosidade e para o qual tens aptidão e gosto em estudar.
Lembra-te que apesar de teres escolhido uma área no Ensino Secundário, podes sempre fazer as provas de ingresso pedidas para outra área completamente diferente. Não é tão fácil, contudo com uma boa organização e um estudo persistente, irás conseguir.
Não é, de todo, necessário que nesta etapa escolhas já o curso que vais seguir, mas sim, os diversos cursos que poderão ser uma opção. Sugerimos-te que abras o site da DGES e vejas todos os cursos que existem! Podes até utilizar o "assistente de escolha" para te apoiar nesta etapa. Pega numa folha e escreve todos os cursos que te suscitarem interesse!
Muito importante: quais as saídas profissionais do curso?
Depois de aferires quais as áreas que te suscitam mais interesse, analisa quais são as saídas profissionais de cada uma e se te imaginas a trabalhar nas mesmas. Certamente que a tua lista irá reduzir! Por vezes, temos que ser mais racionais e perceber se o curso que escolhemos tem muita procura a nível de emprego e quais as perspetivas futuras para a sua evolução no mercado de trabalho. A longo prazo, constatarás que isto é fundamental.
Qual o programa curricular?
Após analisares os teus interesses e as saídas profissionais é momento de ires aos diferentes sites das universidades e veres os programas curriculares. Haverão alguns que certamente te imaginas mais a estudar do que outros. Apesar de te poderes identificar com a área e com as saídas profissionais, terás de passar de 3 a 7 anos numa mesma licenciatura. Por esta razão analisa, até que ponto, é que irás gostar de estudar determinadas UCs.
Em que universidade?
Para complementar este processo, segue-se, também, a escolha da instituição que irás abraçar para tirar a tua licenciatura. O que é para ti mais importante? A distância a que estás de casa? O prestígio da universidade? Preferes ensinos mais teóricos ou mais práticos? Todos estes são pontos que tens de analisar.
Fala com alunos mais velhos para pedir feedback, subscreve o nosso website, pois brevemente haverá um webinar com estudantes dos diversos cursos e universidades.
No passo anterior, aconselhámos-te a analisar os diversos programas curriculares entre as diversas áreas. Agora, deverás fazer o mesmo, mas em relação às universidades. Algumas destas têm programas curriculares mais distintos, uns dos outros, do que possas imaginar.
Por fim, algo que tens de ter em conta nos diversos passos deste processo... as médias!
Como sabes, infelizmente, este fator tem um peso muito grande. Esta é determinada não só pela média total das classificações internas como também pelas provas de ingresso que cada curso e cada faculdade determina e respetivo peso atribuído. Aqui podes ter acesso às médias dos últimos colocados nos diferentes cursos nos anos de 2020, 2021 e 2022. Além disso podes consultar aqui as mesmas mas em relação ao ano de 2023. No nosso website, podes calcular a tua média de ingresso.
Além disso, aconselhamos-te a que na fase de candidaturas, não escolhas uma hipótese apenas, elenca uma série de seis, dentro dos cursos/universidades que gostarias.
Comments