top of page

Preferência regional: perguntas e respostas

Atualizado: 2 de ago. de 2023

A preferência regional não depende exclusivamente da tua zona de residência. Existem muitos pormenores escondidos que tu pensas já conhecer, no entanto, parece que a preferência regional é mais complicada do que parece. . .

Dado o elevado número de dúvidas que nos foram colocadas sobre a preferência regional, aqui vai um artigo para acabar com as dúvidas todas.


Dúvida #1: Como funciona a preferência regional? Quais os benefícios?

A preferência regional consiste num benefício concedido pelos estabelecimentos de ensino superior a alguns candidatos a quem é dada prioridade no acesso a determinados cursos, com base no seu local de residência. Traduz-se numa determinada percentagem do total de vagas que é reservada apenas aos candidatos provenientes de determinado(s) distrito(s) situados na área de influência do estabelecimento de ensino. Estes candidatos passam assim a beneficiar de uma preferência em relação aos restantes, mesmo que eventualmente tenham uma nota de candidatura inferior.


Dúvida #2: Quais são os documentos necessários para comprovar a preferência regional?

Apenas o código de preferência regional que vem na ficha ENES. Certifica-te que quando pedes a Ficha ENES, referes que pretendes usufruir da preferência regional.


Dúvida #3: se pedir o código de preferência regional tenho que o usar?

Não. Apesar de o teres pedido, não és obrigado a usá-lo!


Dúvida #4: tenho que pedir um código para cada curso que vou concorrer com preferência regional?

Não! Também não vais fazer um exame para cada opção que concorras pois não? Tal como nos exames, o código utiliza-se para as opções que precisam dele.


Dúvida #5: posso concorrer a um curso ao qual tenho direito concorrer com preferência regional mas sem estar ao abrigo da mesma?

Claro que sim, apesar de ser um benefício que estás a desperdiçar!


Dúvida #6: Quantas vagas podem ser reservadas para os alunos com preferência regional?

Até 50% das vagas do curso. Contudo, depende do curso e da instituição. Para que não persistam dúvidas, podes consultar este link!


Dúvida #7: se não forem preenchidas as vagas reservadas para os alunos com preferência regional, essas vagas são ocupadas por alunos sem preferência regional?

Exato!


Dúvida #8: Tenho que dispor as minhas opções em função da preferência regional?

Infelizmente esta é uma das desvantagens da preferência regional. Todos os cursos que concorras com preferência regional terão que estar em primeiro lugar nas tuas opções. Se colocares um curso sem preferência regional, por exemplo, em 1° opção, todos os cursos que se seguirem não poderão beneficiar da preferência regional.


Dúvida #9: Quais são as condições para poder usufruir da preferência regional?

- Indicar expressamente no formulário de Candidatura Online a tua intenção de beneficiar do estatuto de Preferência Regional;

- Ter estado matriculado e concluído o 11º e o 12º ano de escolaridade num estabelecimento de Ensino Secundário localizado nessa Área de Influência.

- Existem ainda outras condições de poder usufruir da ficha ENES, contudo estás são mais restritas e específicas, portanto qualquer dúvida contacta-nos!


E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! Não hesites em contactar-nos!

Artigos Recentes

bottom of page