Pré-requisitos: Esclarece as tuas dúvidas!

    Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.

    Compete a cada instituição de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar o seu conteúdo.

    Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinar-se à seleção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.

    De forma a saberes se o teu curso pede pré-requisitos, basta consultares na nossa página sobre os cursos de ensino superior!

    Podes também ver nesta página do nosso site, clicando nas letras que estão em cima, em que consiste cada pré-requisito, os cursos que o pedem e o que precisas de fazer em cada um.

    A comprovação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional, sendo eles os grupos C, H, I, K, M, R, S e Z, é realizada através da Ficha Pré-requisitos 2021, a emitir pelas instituições de ensino superior que os realizam. Esta ficha conterá um código de ativação que servirá para o candidato comprovar a aprovação no pré-requisito:

  • indicando o código de ativação constante da Ficha Pré-requisitos 2021 no formulário de candidatura on-line ao concurso nacional de acesso;

  • entregando a Ficha Pré-requisitos 2021 no acto de formalização da candidatura ao ensino superior através de outras formas de acesso.

    As datas para inscrição na primeira chamada são de 29 de março a 19 de abril. E até 30 de junho será a realização dos pré-requisitos, ou seja, a primeira chamada. Para te inscreveres nestes pré-requisitos, a equipa da Easy Future aconselha-te a contactares as tuas instituições de escolha de forma a saberes como proceder.

 

    A satisfação dos pré-requisitos que não exijam provas de aptidão física, funcional ou vocacional e que sejam de comprovação meramente documental, como uma declaração médica, são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, na instituição de ensino superior que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição. Não precisas de tratar disso já, nem fazer a inscrição nas datas anunciadas acima. São estes os pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F e Q.

    Deixamos-te ainda algumas dicas para que não te sobre quaisquer dúvidas:

  • Os resultados dos pré-requisitos de seleção são expressos em “apto” ou “não apto”, no que se refere ao grupo C, grupo H, grupo I e grupo K, e não interferem no cálculo da nota de candidatura.

  • Os pré-requisitos de seleção e seriação são expressos em "apto" e "não apto" também. Quando são considerados "aptos", é dada uma nota compreendida entre 100 e 200 pontos, que influencia a tua nota de candidatura. Estes correspondem ao grupo P, grupo R e grupo S.

  • Os pré-requisitos de seriação, referentes ao grupo M, expressam-se numa classificação de 0 a 200 pontos e podem influenciar a tua nota de candidatura.

  • O documento de Pré-Requisito de Matrícula do grupo D é uma autodeclaração que podes tratar sozinho sem recurso a um médico.

  • O grupo E e Q, ainda que sejam de aptidão funcional e/ou física, não são provas, mas sim uma validação médica de robustez através de uma declaração médica.

  • O grupo A e B são equivalentes, tal como o grupo C e H, o que significa que se fizeres um não precisas de fazer o outro.

    Se precisas destes pré-requisitos, a 1ª chamada é muito importante, porque pode sempre não haver 2ª chamada por causa da pandemia.

    Caso faças uma destas provas numa instituição, esta também vai ser válida para todas as instituições e cursos que a exijam. Não precisas de a fazer novamente só porque te vais candidatar a um curso/instituição diferente.

    Se ainda tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos e, mesmo que aches que não vais precisar porque “não é a tua primeira opção”, não te esqueças que as médias são imprevisíveis e que, se não tratares dos pré-requisitos, podes ficar sem a tua oportunidade num determinado curso!