top of page

Exames nacionais: Já sabes como te organizar?

Se pensas que tens de estudar 24/7 para teres uma boa nota, estás bem enganado, mas nós vamos-te ajudar!

Sabemos como a época de exames pode ser stressante, mas descanso é fundamental. Sem ele o teu cérebro não consegue assimilar nada do que estudaste, por isso é importante que não deixes de lado as atividades de que mais gostas. Se estás sem ideias de como descomprimir nesta altura, deixamos-te algumas sugestões:

1) Exercício Físico

Seja a fazer um desporto em grupo, uma ida ao ginásio, um treino do Youtube ou até um passeio com o teu cão… Qualquer uma destas atividades te pode ajudar a relaxar. E além disso, sabias que estas tarefas te podem ajudar no momento do estudo? Durante a prática de exercício físico, libertas hormonas como a endorfina e a dopamina que estão relacionadas com o humor e o bem-estar. Estas ajudam-te não só a sentires-te bem, como também melhoram a qualidade do teu sono e aumentam a tua capacidade de concentração.


2) Ouve podcasts

Neste âmbito, tens tudo ao teu dispor! Desde podcasts educativos a uns que te façam descontrair. Também podes aliar o podcast a outras atividades, como por exemplo fazer uma caminhada ou cozinhar. Se te queres divertir, podcasts como Fora da lei, Extremamente Desagradável, Bate Pé, Carrossel, Cubinho, Fuso ou Sozinho em Casa são os ideais para te deixar bem-humorado. Se procuras algo relacionado com life-style, o podcast Defeito ou feitio, da autoria de uma jovem estudante é o indicado para te inspirar. Se estás sem ideias para as tuas próximas leituras, no Livra-te vais encontrar sugestões para preencher a tua estante.


3) Lê

Sim… ler! Pode parecer estranho, mas ler algo que te dê prazer, vai-te ajudar a descontrair e a desligar o cérebro por momentos. Por outro lado, esta pode ser uma forma de estudo passiva: estás a enriquecer o teu vocabulário sem que te apercebas e, assim, as perguntas de resposta extensa vão deixar de ser um bicho de 7 cabeças.


Dica extra!

Mais horas de estudo não equivalem a melhores notas nos exames! Não menosprezes o teu sono. Dorme, no mínimo, 8 horas diárias. Vais ver que assim o teu estudo será mais produtivo e terás melhores resultados.


Atenção! DESCANSO E PROCRASTINAÇÃO NÃO SÃO SINÓNIMOS ;)


A Equipa Easy Future deseja a todos os estudantes boa sorte para os seus exames!


203 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page