top of page

The game - A evolução das médias de acesso em 2021: são para subir?

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Dezenas e dezenas de mensagens sobre este tema. Diriamos até que centenas. Hoje decidimos ajudar-vos a perceber que fatores vão mexer com as médias de acesso este ano.

Para facilitar as coisas vamos fazer disto um jogo: cada tópico que apresentamos será uma vitória, um empate ou uma derrota, sendo que os oponentes serão a subida e descida das médias de acesso. Para já está Subida 0-0 Descida ...

1º - Melhorias de nota

Claramente um Subida 1-0 Descida. As melhorias de nota regressaram e, em relação ao ano transato, estas irão permitir que os estudantes tenham médias de acesso superiores.

2º - Exames Nacionais 2020+2021: perguntas facultativas e obrigatórias

E sim, aqui temos uma vitória com um ponto para a subida das médias e 2 para a descida (Subida 2-2 Descida). Perguntas tu: why? Simples. Por um lado temos alunos a concorrer ao ensino superior com dois exames (2020+2021) realizados ao abrigo dos novos modelos de perguntas facultativas e obrigatórias, enquanto que no ano transato os candidatos só tiveram a oportunidade de realizar em 2020 os exames nesse mesmo modelo - obviamente que irá pesar na subida das médias.

Mas sabemos perfeitamente que os exames deste ano serão mais dificeis do que os exames do ano passado. Para além de uma redução no número de perguntas facultativas e um aumento drástico do número de questões obrigatórias - os exames vão ter até o triplo das perguntas obrigatórias - relativamente a 2020, o próprio IAVE já avisou que “As coisas têm que ser um bocadinho mais equilibradas e temos essa preocupação este ano, para que os efeitos [da subida das médias de acesso] sejam mitigados”. Segundo Luís Pereira dos Santos, em declarações realizadas ao jornal Público, esta mudança visa evitar o "excessivo enviesamento" verificado nas notas do ano passado. Daqui decidimos não só dar um ponto para a descida das médias mas sim 2 pontos, pelo facto de este ano as perguntas facultativas serem em número reduzido.

3º - Fórmula de cálculo

Aqui nada muda. Este ano a fórmula de cálculo será exatamente igual a 2020, pelo que não há novidades a contar...Subida 2-2 Descida

4º - Evolução natural das médias de acesso

Mais um empate - Subida 3-3 Descida. Todos os anos podemos assistir de forma global à subida e descida de médias de acesso. Cada curso, com o decorrer dos anos, pode ser (des)valorizado mediante as necessidades dos mercados de trabalho ou os interesses dos estudantes. Consequentemente, o aumento (ou diminuição) do interesse de um dado curso poderá fazer com que as notas dos colocados desse mesmo curso vão subindo ou descendo de ano para ano.

Como sei o que devo esperar este ano? A melhor forma de saberes a evolução de cada curso é consultares a página da DGES e ver como tem sido a tendência de variação da nota do último colocado do curso em questão nos últimos 3 a 5 anos.

Terminado este jogo, podemos concluir que este ano não teremos aquela vitória esperada no ano transato. As médias - em geral - deverão manter-se nos mesmos patamares, sem subidas exageradas. No entanto ainda é muito cedo para fazermos apostas: em agosto com a saída das notas dos exames da primeira fase já será possível fazer balanços mais acertados.


Dúvidas? Coloca-as através da nossa página do Instagram!


3.330 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page