top of page

Como obter uma boa média de ingresso?

Claro que já todos sabem que esta é, de longe, a etapa de acesso ao ensino superior que mais voltas dá à cabeça! O culminar de 3 anos de ensino secundário e as provas de ingresso exigidas, que ditarão o teu futuro na fase que mais anseias - o Ensino Superior.

Além de toda a rotina de estudo e dedicação que tens no teu percurso académico, será que haverão pormenores e hábitos que são essenciais para ti e te estão a escapar? Fica atento ao artigo que fizemos a pensar em ti e que te pode ajudar no teu futuro. 



1ª Fase – Estabelecer objetivos

Uma forma fácil de o fazeres é pensares naquilo em que te queres tornar. Vê as áreas pelas quais tens preferência e qual delas gostarias que fosse a base para o teu futuro. Medicina? Artes? Letras? Ciências? Economia? Comunicação?... Enfim, deves escolher uma e ver aquilo que precisas para lá poderes chegar. Se foste ainda mais longe e escolheste já um curso pelo qual queres lutar, melhor!

Seja como for, nós não nos esquecemos de ti e elaboramos ocasionalmente vários Webinars onde podes entrar em contacto com dezenas de estudantes de ensino superior de cursos ao teu gosto para perceberes um pouco mais sobre cada um deles. Está atento às nossas redes sociais e subscreve o nosso website para não perderes nenhum webinar!


2ª Fase – Definir o que é essencial

Existem montanhas de exames nacionais, e sabes que vais precisar deles para ingressar no Ensino Superior… Mas... Quais deves fazer??? Deixamos-te aqui algumas reflexões.

Se já escolheste um curso para o qual queres ingressar, acabaste de facilitar imenso o teu trabalho: se tens a certeza que é isso que queres, deves ter em atenção quais as provas de ingresso necessárias. Tens receio de não conseguir entrar ou não sabes ainda que curso escolher? Bom, vê quais são as provas de ingresso necessárias para os cursos relacionados com a área em que gostarias de te formar e, de preferência, faz todos!

Além disso, consulta aqui as novas regras para conclusão do Ensino Secundário e ingresso no Ensino Superior.


3ª Fase – Alcançar resultados

Após definires os teus objetivos, terás de saber como os alcançar da melhor forma possível.

Aprendizagem e evolução contínua deverá estar presente sempre na tua vida durante o teu percurso. Lutar para seres cada vez melhor será forever a tua estratégia para o sucesso. E irá valer a pena? Pouco é o que não podemos alcançar se usarmos toda a nossa decisão e empenho diário. Podes não ser “inteligente” ou seres mais hábil para algumas coisas, mas tens de perceber que a dedicação e o esforço é algo alcançável e concretizável por todos. Se nunca desistires destas duas coisas, serás imbatível.

E como alcançar os teus objetivos? Usando um bom método de trabalho e mantendo-te sempre a par da tua evolução.

Para encontrares um bom método de trabalho terás de te conhecer melhor do que nunca e perceberes o que funciona melhor contigo e para isso podes consultar o seguinte artigo


4ª Fase – Acompanhar a evolução

Se já sabes qual o teu método de trabalho, agora deves manter-te ao corrente da tua evolução para alcançares os objetivos que estabeleceste! Saberes se estás a evoluir de uma forma que te permita atingir as tuas motivações é essencial para perceberes se o teu método de trabalho é (ou não) eficiente (e se é necessário mudá-lo!)

A melhor forma de acompanhares a tua evolução e perceberes se o teu atual desempenho escolar te irá permitir atingir o ambicionado pode ser através da tua média com base na tua situação atual através da nossa calculadora de médias que te ajudará a obter esse cálculo e comparando com as notas do último colocado em 2023 dos cursos que mais te atraem!

627 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page