top of page

A importância do Associativismo na jornada dum Estudante

O Ensino Superior é a altura ideal para viveres as mais diversas experiências. Para além do curso, existe um mundo de oportunidades à tua espera. Os primeiros tempos na faculdade podem parecer assustadores por não conheceres as pessoas que lá vais encontrar. É normal que talvez não saibas bem por onde começar e estejas um pouco à deriva.

Experienciar as mais diversas vertentes da expressão “faz o bem e não olhes a quem” é, indubitavelmente, essencial para facilitar a criação de amizades novas, a partilha de perspetivas de vida distintas, mas fundamentalmente, para adquirir uma formação extracurricular essencial no desenvolvimento cívico, social e profissional.

Uma das experiências que sem dúvida vai enriquecer a tua passagem pelo Ensino Superior é o Associativismo! Se o que impele a tua ação é ajudar o outro e envolveres-te em atividades que contribuem para a comunidade estudantil, este é o artigo ideal para ti!


Arrisca e une-te a outros estudantes!

Através da união de esforços com outros estudantes do Ensino Superior, poderás dar continuidade ao espírito de solidariedade em prol de um objetivo comum, seja através da luta pelos direitos dos alunos em Núcleos de Estudantes, seja através de redes de Associações Internacionais, tendo como exemplos a Amnistia Internacional, ou a HeForShe, defendendo os Direitos Humanos consoante os objetivos sustentáveis da ONU. O cardápio é variado e cada contribuição é decisiva para a comunidade.


O Associativismo dá-te voz!

Por um lado, as Associações Estudantis têm como principal objetivo representar alunos desde o Ensino Secundário. Desta forma, contribuem para a melhoria contínua do sistema de Ensino, dando voz às preocupações da Comunidade Estudantil relativas às diversas valências. Nos últimos anos, têm assumido um papel fulcral na dinamização de atividades do âmbito sociocultural, desportivo e formativo.

Por outro lado, o Associativismo Juvenil tem como propósito a dinamização de atividades desportivas, musicais, artísticas, culturais, quer a nível local, nacional ou mesmo internacional. Poderás encontrar exemplos de projetos proporcionadores do desenvolvimento de trabalho em Equipa no website do Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ, mas também na Federação Nacional das Associações Juvenis - FNAJ, para colocar em prática a tua intervenção em sociedade.


Exerce o teu direito!

Participar e demonstrar uma visão ativa sobre o sistema de Ensino Superior são direitos de todos os Estudantes Universitários, podendo, através da sua contribuição em Núcleos, entrar, no mundo do Associativismo. Assumem um papel íntegro, conhecendo as raízes da mudança vindoura e visam, de forma consciente e ponderada, alcançar sempre um ponto de equilíbrio entre os interesses dos estudantes e das comunidades passadas e futuras. Proporcionam respostas às necessidades dos alunos, construindo o seu futuro, desde workshops ou feiras de emprego, até atividades mais culturais.

Evidencia-se, desde logo, nos cidadãos, o fervor pela superação de adversidades, burocracias, e demanda por novas soluções, em inúmeros debates. Almeja-se a união das comunidades, componentes de uma sociedade cada vez mais coesa, célebre pela igualdade de oportunidades. Crescem pessoas com maiores competências para falar em público, gerir o seu tempo, expor a sua opinião e espírito crítico. Denota-se responsabilidade e maior consciência na sua tomada de decisões.

Não é necessário um envolvimento contínuo com vista à evolução, mas ações que, ainda que aparentem ser pequenas, consigam resolver, amparar e formar. Deste modo, a participação em brigadas de limpeza de praias fluviais, ou em manifestações pacíficas a favor de direitos humanos são, decerto, momentos dedicados à justiça enquanto equidade, à liberdade de expressão, e ao poder de decisão de cada um de nós.


Em suma, participar, envolveres-te e procurar dedicar tempo a uma causa com a qual te identifiques é um must para adquirires soft skills que de outra forma não seriam possíveis na jornada de um Estudante.

Ser associativista implica uma gestão basilar entre os valores comunitários e individuais, culminando na expressão plena dos direitos humanos, com vista a tornar o mundo num lugar melhor, aos poucos e poucos.



E tu? Estás pront@ para dar o salto e embarcar na aventura do associativismo?

Se tiveres dúvidas não hesites, contacta-nos!

Artigos Recentes

bottom of page