top of page

Universidade: importância e alternativas

Atualizado: 14 de nov. de 2022

Ao começarmos o ensino secundário impõe-se-nos ter que fazer a derradeira escolha nos três anos seguintes. Há quem vá com a mente decidida e há quem chegue ao último dia das candidaturas e ainda não saiba que curso quer. Com este artigo pretendo ajudar-te, aluno ou aluna, a desmistificar um pouco esse caminho que vais percorrer até ao primeiro dia de aulas na universidade.

Vou-te contar uma história pessoal. Quando era mais nova o meu sonho era ir para a universidade, mas os anos passaram e vi-me perto do ensino secundário. Aí tive que decidir que curso frequentar e, incerta em relação ao meu futuro, decidi escolher ciências e tecnologias, só por ser a área que mais gostava e sem certeza da área que queria seguir. Ao longo de três anos procurava incessantemente o curso certo para mim: todos pareciam interessantes, mas nenhum me captava realmente. Finalmente, no 11º ano encontrei o curso para mim, por um mero acaso.

Com esta história quero dizer que não tens que stressar tanto com a universidade e a escolha do curso. No meu caso apareceu-me numa vez em que nem estava interessada na procura de curso e não numa das vezes em que revirava o site da DGES. Por isso digo-te para não teres pressa. Faz a tua escolha com calma e fá-la pela tua própria cabeça, não vás atrás do que os outros julgam ser melhor para ti. Pega nesses comentários e reflete, eles podem ajudar-te a escolher, mas o veredito final é teu.

Agora que te disse para teres calma na escolha do curso digo-te também: se ainda não encontraste o curso certo pode significar que ainda não é hora de ires para o ensino superior. E não há mal nenhum nisso. Ir para o ensino superior é uma escolha custosa que deve ser ponderada e se ainda não te sentes pronto/a ou não sabes que caminho queres seguir, tens tempo para descobrir. Há várias alternativas para quem não quer entrar para o ensino superior assim que acaba o 12º ano.

Algumas alternativas são viajar, trabalhar (e depois podes seguir para o ensino superior ou não – a escolha é tua!) ou fazer voluntariado (quem sabe? Ainda encontras a tua vocação!), entre outras. Há a possibilidade de ingressar na universidade aos 40 anos ou mais, pois os únicos limites que existem são os que colocas a ti próprio/a – não há nada de errado nisso e se te deixa feliz é a única coisa que importa. Podes pesquisar mais sobre as alternativas ao ensino superior no site da Easy Future, lendo alguns artigos.


É aqui que me despeço e digo-te que forçar as coisas não é o caminho. Leva o teu tempo e quando te sentires pronto/a dá esse passo. Até lá não te martirizes por não saberes o que queres da vida, porque tens 18 anos e uma vida inteira por viver!

102 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page