Inscrição nos Exames Nacionais: Guia passo-a-passo
- Andreia Marques
- 5 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2024
Já te inscreveste no Exames? Ou guardas tudo para a última? Através deste artigo conhece todas as etapas necessárias para a inscrição, as devidas atualizações sobre este processo e possíveis erros que podes cometer!

Este artigo é para ti se…
pretendes prosseguir os estudos no Ensino Superior, precisando de provas de ingresso;
Queres fazer melhoria de nota interna, sendo que o seu resultado apenas serve para efeitos de acesso ao Ensino Superior;
Reprovaste à disciplina e precisas de fazer Exame para aprovação.
O que se mantem e o que muda?
Os alunos inscritos no 12º ano, no ano letivo de 2023-2024, apenas têm de realizar os Exames Nacionais exigidos como provas de ingresso pelo par curso-instituição ao qual de querem candidatar - este é o regime que foi adotado em 2020.
Os alunos que frequentam o 10º e 11º ano estão sujeitos ao novo regime. O novo regime consiste na obrigatoriedade de realizar, pelo menos, três Exames Nacionais para a conclusão do Ensino Secundário, sendo que o exame de português deve ser realizado por todos os estudantes e os outros dois podem ser de livre escolha dos mesmos.
Além disso, os Exames Nacionais deixam de ter um peso de 30%, passando portanto para 25%. Em adição a isto, as disciplinas anuais, bienais e trienais passam a ter um peso proporcional. Por exemplo, disciplinas anuais têm um valor de 1, disciplinas bienais têm um valor de 2, e as trienais têm um valor de 3.
Quais os prazos de inscrição?
Em 2024, os prazos são os seguintes:
1ª fase: 26 de Fevereiro a 8 de Março
2ª fase: 15 e 16 de julho
Nota que é sempre possível efetuar a inscrição fora do prazo. Contudo, a aprovação depende do diretor da tua escola. Além disso, são cobrados 25€.
Onde é realizada a inscrição nos Exames Nacionais?
A plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames permite-te, de forma bastante intuitiva, a inscrição nos exames.
Como se processa a inscrição nos Exames Nacionais?
Registo na plataforma
▶ Se és menor de idade…
e no ano passado não te inscreveste: deverás fazer a inscrição com os dados do teu Encarregado de Educação;
e no ano passado já te inscreveste: deverás apenas iniciar sessão com as mesmas credenciais.
▶ Se és maior de idade…
e no ano passado não te inscreveste: deverás fazer a inscrição com os teus próprios dados;
e no ano passado já te inscreveste mas eras menor de idade: deverás voltar a inscrever-te mas desta vez com os teus dados;
e no ano passado já te inscreveste e já eras maior de idade: deverás apenas iniciar sessão com as mesmas credenciais.
Processo do registo na plataforma
Para te registares, indica o teu nome de utilizador - o teu e-mail - e a palavra-passe. Clica em "Registar novo utilizador" e insere os dados solicitados:
“Nome completo”: Terás de escrever o teu nome, ou do teu Encarregado de Educação, como aparece no Cartão de Cidadão;
O nome de utilizador será automaticamente preenchido quando preencheres o teu email;
O tipo de documento de identificação;
O Número do documento de identificação.
Após esta etapa, irás receber um email de confirmação. Tens apenas 15 minutos para efetuar a ativação. Após a conclusão desta etapa, estás oficialmente registado na plataforma.
Processo de inscrição nos Exames
Para isto, tens primeiramente de preencher os seguintes dados:
Identificação do aluno;
Escola e curso;
Exames a realizar e para qual efeito - aprovação, melhoria, prova de ingresso, ... (tem MUITA atenção no código dos exames.);
Ação escolar;
Situação escolar;
Informação adicional.
ATENÇÃO!!!
Nos quatro dias úteis seguintes, tem muita atenção ao teu e-mail. Pode ser preciso alterares algumas informações para que depois possas ser inscrito. Ou então, receberás simplesmente um e-mail a confirmar a tua inscrição.
E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! Não hesites em contactar-nos!
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