top of page

Inscrição nos Exames Nacionais: Guia passo-a-passo

Atualizado: 22 de mar.

Já te inscreveste no Exames? Ou guardas tudo para a última? Através deste artigo conhece todas as etapas necessárias para a inscrição, as devidas atualizações sobre este processo e possíveis erros que podes cometer!

Este artigo é para ti se…

  • pretendes prosseguir os estudos no Ensino Superior, precisando de provas de ingresso;

  • Queres fazer melhoria de nota interna, sendo que o seu resultado apenas serve para efeitos de acesso ao Ensino Superior;

  • Reprovaste à disciplina e precisas de fazer Exame para aprovação.

O que se mantem e o que muda?

Os alunos inscritos no 12º ano, no ano letivo de 2023-2024, apenas têm de realizar os Exames Nacionais exigidos como provas de ingresso pelo par curso-instituição ao qual de querem candidatar - este é o regime que foi adotado em 2020.

Os alunos que frequentam o 10º e 11º ano estão sujeitos ao novo regime. O novo regime consiste na obrigatoriedade de realizar, pelo menos, três Exames Nacionais para a conclusão do Ensino Secundário, sendo que o exame de português deve ser realizado por todos os estudantes e os outros dois podem ser de livre escolha dos mesmos.

Além disso, os Exames Nacionais deixam de ter um peso de 30%, passando portanto para 25%. Em adição a isto, as disciplinas anuais, bienais e trienais passam a ter um peso proporcional. Por exemplo, disciplinas anuais têm um valor de 1, disciplinas bienais têm um valor de 2, e as trienais têm um valor de 3.


Quais os prazos de inscrição?

Em 2024, os prazos são os seguintes:

1ª fase: 26 de Fevereiro a 8 de Março

2ª fase: 15 e 16 de julho


Nota que é sempre possível efetuar a inscrição fora do prazo. Contudo, a aprovação depende do diretor da tua escola. Além disso, são cobrados 25€.


Onde é realizada a inscrição nos Exames Nacionais?

A plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames permite-te, de forma bastante intuitiva, a inscrição nos exames.


Como se processa a inscrição nos Exames Nacionais?


Registo na plataforma

▶ Se és menor de idade…

  • e no ano passado não te inscreveste: deverás fazer a inscrição com os dados do teu Encarregado de Educação;

  • e no ano passado já te inscreveste: deverás apenas iniciar sessão com as mesmas credenciais.

▶ Se és maior de idade…

  • e no ano passado não te inscreveste: deverás fazer a inscrição com os teus próprios dados;

  • e no ano passado já te inscreveste mas eras menor de idade: deverás voltar a inscrever-te mas desta vez com os teus dados;

  • e no ano passado já te inscreveste e já eras maior de idade: deverás apenas iniciar sessão com as mesmas credenciais.


Processo do registo na plataforma

Para te registares, indica o teu nome de utilizador - o teu e-mail - e a palavra-passe. Clica em "Registar novo utilizador" e insere os dados solicitados:

  • “Nome completo”: Terás de escrever o teu nome, ou do teu Encarregado de Educação, como aparece no Cartão de Cidadão;

  • O nome de utilizador será automaticamente preenchido quando preencheres o teu email;

  • O tipo de documento de identificação;

  • O Número do documento de identificação.

Após esta etapa, irás receber um email de confirmação. Tens apenas 15 minutos para efetuar a ativação. Após a conclusão desta etapa, estás oficialmente registado na plataforma.


Processo de inscrição nos Exames

Para isto, tens primeiramente de preencher os seguintes dados:

  • Identificação do aluno;

  • Escola e curso;

  • Exames a realizar e para qual efeito - aprovação, melhoria, prova de ingresso, ... (tem MUITA atenção no código dos exames.);

  • Ação escolar;

  • Situação escolar;

  • Informação adicional.

ATENÇÃO!!!

Nos quatro dias úteis seguintes, tem muita atenção ao teu e-mail. Pode ser preciso alterares algumas informações para que depois possas ser inscrito. Ou então, receberás simplesmente um e-mail a confirmar a tua inscrição.


E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! Não hesites em contactar-nos!

1.538 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page