O que é o Ensino Concordatário?
- Morgana
- 17 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Após o secundário existem várias opções que podes seguir relativamente ao ensino superior português. Podes ingressar numa universidade/politécnico público ou ainda na área militar ou policial, no ensino particular e cooperativo, mas também no Ensino Concordatário. Todos te conferem, igualmente, um grau de licenciado.
É normal que não estejas muito familiarizado com o termo “Concordatário”, quem sabe por Universidade Católica Portuguesa chegas lá!

Trata-se do ensino inspirado na tradição matricial das universidades católicas, sendo notada pela exigência.
Apesar de ter vários elementos em comum com outras universidades, como ter uma avaliação de 0 a 20, funcionar por semestres, ter um Reitor que representa a Universidade e faz a gestão académica e administrativa da mesma, as diferenças são notórias. Nos órgãos Individuais de Governo está o Magno Chanceler, que tem como principal propósito promover o aprofundamento evangélico da vida cristã.
Não sendo estas burocracias que te interessam, vamos ao que realmente te interessa, as oportunidades que a UCP te oferece!
São imensas as licenciaturas que podes tirar na UCP, desde arte e cinema, na Escola de Artes do Porto, a Direito em Lisboa, ou no Porto, até a Medicina incluindo Dentária em Lisboa e Viseu, respectivamente.
Subdividida em vários Institutos/Faculdades/Escolas como a Faculdade de Teologia, o Instituto de estudos políticos, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia… Além disso, oferece uma vasta lista de mestrados e doutoramentos e a opção de ensino à distância, para quem não vive numa área tão urbanizada.

Existem propinas?
Sim! Deves pagar a inscrição e uma propina anual dividida por 10 prestações mensais, que são relativamente mais caras que as do ensino público. Quando fazes a matrícula tens que pagar a primeira mensalidade. Pesquisa antes um pouco sobre Bolsas de Estudo.
Posso candidatar-me com disciplinas incompletas?
Não! Um estudante da Católica tem que ter todas as disciplinas do secundário completas.
Ninguém melhor para te falar da sua experiência neste âmbito, que um verdadeiro aluno da Universidade da Católica.
”Decidi ir para enfermagem, conjugando as duas coisas mais importantes pra mim quando se escolhe um curso: a taxa de empregabilidade e o meu gosto pessoal pela saúde.
O que me atraiu na UCP foram os estágios que tive desde o primeiro ano, ao contrário das Universidades Públicas, em que só se realizam no último ano. Tendo contacto com o doente logo de começo, entendi que era mesmo aquilo que desejava fazer e alberguei uma bagagem de conhecimento e de técnicas de pronto. Além disso, se não aprecia-se o trabalho direto com o paciente, poderia mudar de curso
Relativamente aos professores, são ótimos! O ensino é de qualidade e de proximidade! As instalações da universidade, também não ficam para trás, mostrando-se excelentes. O curso em si não é difícil, todavia é exigente. Contudo o facto de já ter feito diversos estágios em contextos diferentes deu-me um leque de experiências muito amplo.
A minha maior crítica é achar a Universidade muito cara. Se alguém quiser seguir este curso e não tiver dinheiro, aconselho que vá para uma pública, pois no fim ao cabo acabamos todos igualmente enfermeiros e não é por andar na privada que sou melhor que alguém que não ande e vice versa. Considero que a qualidade depende da pessoa (mesmo com mais ou menos ferramentas). Alguém que queira trabalhar para atingir o seu melhor potencial, só depende de si mesmo. Por isso, enquanto enfermeiro trabalhador, tirares enfermagem na católica, na pública, ou noutras privadas vai dar tudo ao mesmo!”
Ricardo Francisco, 22 anos.
Quem sabe esta conversa causou em ti o bichinho da Universidade Católica!
Como vês, independentemente da licenciatura e da Universidade/Instituição/ Politécnico que ambicionas, deves esforçar-te sempre para concretizar o teu sonho, pois tudo é possível quando o fazes!
Partilha connosco a tua experiência no Ensino Superior, deixando um comentário na nossa rede social.
Dúvidas? Passa pelo nosso Instagram!
Yorumlar