top of page

Medidas que o governo está a tomar para atrair os jovens a ficar em Portugal

Atualizado: 11 de jan.

Com OE’24 foram impostas umas quantas medidas mas serão estas, a abertura para a renovação geracional e um futuro promissor em Portugal ou serão apenas medidas que vêm camuflar os verdadeiros problemas do país?


A faixa etária jovem, a geração do futuro e salvaguarda do país. Cada vez está mais presente a insatisfação dos jovens, o que faz com que estes procurem melhores condições e oportunidades fora do país. Com um caminho longo pela frente, foram implementadas medidas pelo governo com a finalidade de ir ao encontro das necessidades destes. Neste artigo damos-te a conhecer as medidas que entrarão em vigor.


Transportes públicos

Em janeiro de 2024, os passes de transportes públicos que abranjam estudantes até aos 23 anos, serão atribuídos gratuitamente.


Cartão Jovem gratuito 

Para promover a cultura, a literacia e formação e também o lazer e abrir asas a visitar o exterior, o Cartão Jovem passa a ser gratuito. O Cartão Jovem abrange a faixa etária dos 12 aos 30 anos que traz benefícios em Portugal e a quem viaja para o estrangeiro

Em Portugal, com este cartão podes usufruir de descontos nas Pousadas da Juventude, na Galp, na Flixbus, na Wook, entre outras entidades de interesse juvenil. 

A solicitação deste cartão pode ser efetuada online no Portal da Juventude, na Caixa Geral de Depósitos, CTT Correios, Pousadas da Juventude, entre outros.

Ensino Universitário

Uma das medidas a implementar será a devolução das propinas (pagas no Ensino Superior público) aos estudantes que permanecerem a trabalhar no país. Por cada ano de trabalho será devolvido 697 euros, correspondente a cada ano de estudo (por exemplo, 3 anos de licenciatura, será devolvido um total de 2021 euros). No que diz respeito a estudantes que possuem mestrado, em que os valores das propinas sofrem variação, por cada ano de trabalho será devolvido 1500 euros. Estudantes abrangidos pela Ação Social Escolar também são elegíveis para usufruir deste complemento.

O começo no mundo de trabalho

Jovens recém empregados, em função do rendimento e do ano de trabalho, o valor a pagar de IRS é:

1º ano: não terão de pagar IRS;

2º ano: 25% do IRS imposto;

3º e 4º ano: 50% do IRS imposto;

5º ano: 75% do IRS imposto.



Será este o caminho correto para atrair os jovens? Será o pequeno passo para a mudança?

150 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page