top of page

Mais candidatos que vagas: o grande problema

Atualizado: 26 de ago. de 2020

Se lês os nossos posts, não devia ser novidade nenhuma para ti, pois já prevíamos isto à precisamente uma semana atrás… Mais alunos de parte na primeira fase e mais vagas para a segunda fase. No entanto parece que as vagas que vão sobrar para a segunda fase este ano não vão ser muito superiores às vagas que sobraram o ano passado. E porquê este aumento?


Não são os alunos estrangeiros que estão a aumentar as vaga S este ano mas dois fatores causados pelos alunos deste país:a diminuição de alunos que vão estudar para o estrangeiro e a diminuição de alunos a concorrer para o ensino privado. O que é que estes dois fatores têm em comum? Os custos associados em ambos os casos são elevados e a explicação acaba por ser o facto de muitas famílias poderem ter sido afetadas economicamente pela pandemia e estes dois caminhos tornaram-se impossíveis para os seus filhos.


Sendo assim, podemos afirmar que, ao invés do ano passado, este ano pelo menos 11267 alunos irão ficar de fora das candidaturas ao ensino superior. Quais são as alternativas para estes alunos? Concorrer para a pequena percentagem de vagas que vai sobrar para a segunda fase ou então investir um pouco mais e apostar em caminhos mais seguros como por exemplo concorrer ao estrangeiro (ainda vais a tempo???) ou ao ensino superior privado.


Dúvidas? Manda mensagem!

85 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page