top of page

Métodos de Estudo - formas de tornar o estudo mais dinâmico e eficiente

Atualizado: 4 de mai. de 2023

Diariamente surgem-te várias questões relacionadas com a vida de estudante? Então este artigo é para ti!

Preparámos um conjunto de métodos de estudo que podem ser bastante úteis, de forma a tornar o teu estudo mais dinâmico e eficiente! (ATENÇÃO: estes não são os únicos que existem! Então se não te adequares com nenhum destes, podes sempre contactar-nos!)

- Leitura ativa

Provavelmente já utilizaste este método, mas sem saberes o seu nome. É um tipo de leitura baseada na ideia de interação com o texto, através de sublinhados, notas tiradas de lado, setas, etc… É bastante simples, mas funciona perfeitamente para retirar e destacar as informações mais importantes. Este pode também ajudar-te caso tenhas problemas de concentração.


- Resumos

Este é o clássico! Normalmente faz-se a seguir à leitura ativa de um ou mais textos. Atenção: um resumo não é uma cópia do texto! Tem cuidado para não tornares o teu resumo confuso ou cansativo. Foca-te no essencial.

Existem várias formas de o fazer. Para além do clássico, é frequente encontrar resumos feitos em duas colunas ou com o método Cornell. Uma breve pesquisa dir-te-á mais algumas delas.

Mas tudo depende do que mais gostares, tal como a aparência dos mesmos: não é fulcral ou obrigatório, mas pode ser bastante eficaz se tiveres memória visual ou fotográfica.

Para além disso, se gostares de lettering e afins, é sempre uma motivação acrescida!


- Mapas mentais

Este é um dos métodos mais eficazes: alia a rapidez com o esforço intelectual, excelente para alunos que não querem gastar muito tempo a fazer resumos ou que  preferem a prática à teoria.

Depois de leres um texto ou estudares uma matéria pega numa folha em branco. No centro, escreve o título do assunto e, com várias setas, vai escrevendo tudo o que  te lembras da matéria, dividindo em assuntos. Podes utilizar cores para distinguir diferentes subtema.


No fim, verifica se escreveste tudo certinho ou se faltou alguma informação. Se tiver faltado acrescenta e repete o processo até não faltar nada (não vale ir fazendo o mapa mental enquanto consultas os teus apontamentos ou manuais ahaha).

Se não gostas da ideia de gastar assim tanto papel podes escrever a lápis e passar a limpo no fim ou fazer digitalmente, utilizando o word ou outras aplicações como o  Canva, Google docs ou goodnotes (entre outros).


- Flashcards

Este é um método excelente para quem precisa de decorar muitas coisas. Flashcards são uns mini cartões (de papel ou cartolina, ou mesmo online!).

O objetivo é escrever a pergunta de um lado e a resposta do outro, tal como nos jogos de tabuleiro (ou o assunto num lado e tudo o que precisas de saber no outro).

A melhor parte deste método é que podes fazê-lo sozinho ou acompanhado, como se fosse um jogo. Torna-se muito dinâmico e é uma forma diferente de estudar, sem estar necessariamente  sentado à secretária mergulhado em manuais e sebentas.

Para além disso, como são bastante compactos, podes andar sempre com eles e estudar nos tempos mortos (na viagem de comboio/autocarro, na fila para  a  secretaria, etc…).

Podes fazer os flashcards tu , com uma folha ou cartolina, ou comprar. Normalmente encontram-se packs de 100 em qualquer loja chinesa, a cerca de 1€.


- Post-its

Escolhe uma parede do teu quarto/escritório/cantinho de estudo/etc e reserva-o.

Enquanto estiveres a estudar e te deparares com um assunto que precisas de memorizar pega num post-it e escreve o que tens de saber, utilizando palavras-chaves e esquemas. Depois, coloca-o na tua parede ou num sítio por onde passes muitas vezes e lê-o frequentemente.

Vais acabar por memorizar naturalmente sem ter aquela pressão de decorar à última da hora. Escusado será dizer que isto tem de ser feito com alguma antecedência!


- Self podcast

Há quem tenha uma memória auditiva excelente. Pensando nisso foi criado este método.

Consiste na gravação de um “podcast” para uso pessoal. Ou seja, quando estiveres a estudar, grava a tua voz a explicar a matéria e vai ouvindo sempre que possas. Excelente para quem gasta muito tempo em transportes, por exemplo.

É, assim, também um método bastante rápido, eficaz e dinâmico de estudar


Existem outros métodos, mas esta é uma coletânea que supre a maior parte das necessidades. Não te esqueças que aplicar o que estudaste, fazendo muitos exercícios! Por muito que saibas a matéria é sempre necessário saber aplicá-la.


Dúvidas? Manda mensagem! 


458 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page