top of page

Leituras obrigatórias

Dicas para chegares ao fim de todos os livros


As leituras obrigatórias do Ensino Secundário são algo que te assusta? Os livros não te cativam e não sabes como é que os vais terminar? Achas que são muitos livros para ler num só ano?


Não te preocupes, porque nós separámos algumas dicas que te vão ajudar a terminares todos os livros que tens para a ler e a fazê-lo no tempo certo.

Antes de ti, já milhares de estudantes se depararam com Os Maias ou com o Memorial do Convento e muitos deles tiveram as mesmas dificuldades do que tu para os terminarem, mas serão assim tão maus?


As leituras são sempre subjetivas e, por isso, vais sempre encontrar quem adore e quem deteste, no entanto, sendo as leituras do Ensino Secundário obrigatórias, vais ter mesmo de as ler, independentemente do que possas pensar sobre elas.


Assim, selecionámos algumas dicas que te podem ajudar a terminares todas as tuas leituras obrigatórias e perceberes que, afinal, não são assim tão difíceis de ler!


  1. Define metas…e cumpre-as!


Definir metas é um passo importante para qualquer objetivo que tenhas e a leitura não é exceção. Seleciona em quantos dias desejas ler o livro e divide o número de páginas total pelo número de dias. Assim, obténs um objetivo diário de páginas e garantes que terminas o livro a tempo!


Convém salientar que, se não tens o hábito de ler, é normal que seleciones um número mais pequeno de páginas a ler por dia, por isso começa a ler o quanto antes, para terminares as obras antes das tuas avaliações!


  1. Leitura coletiva


Já ouviste falar em leituras coletivas? Basicamente, consiste em leres um livro com outras pessoas: definem objetivos de leitura e vão comentando o que estão a achar de cada capítulo.


Se leres com um amigo, vais ter sempre uma motivação para leres e a leitura não vai custar tanto! 

  1. Torna a leitura dinâmica

Não te limites simplesmente a ler o livro de rajada; utiliza post-its e lápis (ou caneta, se fores radical) e vai sublinhado o livro, resumindo cada capítulo, anotando os teus pensamentos sobre cada passagem… Usa o livro, no sentido literal da palavra!


  1. Encontra algo na obra com que te identificas


Não és obrigado a gostar de todas as obras que lês, como dissemos, a leitura é algo subjetivo. Ainda assim, experimenta encontrar um aspeto qualquer em cada obra com que te identifiques, seja um lugar, uma personagem ou um acontecimento específico.


Se estabeleceres este ponto de ligação, vais querer saber tudo o que acontece com aquela personagem, por exemplo, e a leitura vai ser muito mais fluída.


  1. Não desistas e encontra um porquê


Sobretudo, não desistas de ler a obra, por um lado porque ela é obrigatória, mas não só. Tenta encontrar uma razão pela qual te pedem para ler aquele livro; percebe porque é que ele é tão conceituado na nossa Literatura e vais ver que compreendes muito melhor toda a narrativa!


Dica extra: lê todas as obras antecipadamente (durante as férias de verão, poderás ler os livros do ano seguinte!). Isto vai poupar-te imenso tempo e dores de cabeça! Podes consultar aqui quais são as obras que tens de ler em cada ano do Ensino Secundário.


Boas leituras!

Se ficaste com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos!



76 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page