top of page

Kit de sobrevivência para os exames nacionais 2023

Estamos todos no mesmo barco, não te preocupes (quer dizer, esperemos que não

estejas a bordo do Titanic...) Por isso, decidimos recolher um conjunto de passos que te podem ajudar a preparar os exames deste ano, porque, sim, AINDA VAIS A TEMPO!

1️⃣ O primeiro passo é arranjares uma boa organização. Não precisa de ser nada do outro mundo, basta que funcione contigo. Podes utilizar uma agenda, um planner, um bullet jornal, calendários, um cronograma ou horário, um caderno ou até mesmo uma folha. Começa por verificar que exames tens de fazer e a matéria que tens mesmo de estudar (foca-te nas aprendizagens essenciais!) e faz uma lista de tarefas. No meu studygram, podes ter acesso a vários destes materiais, que te podem ajudar no estudo para os exames 😄.


2️⃣ De seguida, estabelece objetivos, consoante o tempo que tens disponível. Podem ser diários, semanais ou mensais. Deixa esses objetivos por escrito e, sempre que os cumprires, marca com um check ou risca a tarefa! Pode parecer que não, mas vais sentir-te muito mais motivado apenas por poderes assinalar uma tarefa como feita.


3️⃣ Em terceiro lugar, não desistas. Até podes estar bastante motivado nos primeiros dias, mas todos sabemos que é impossível depender da motivação a longo prazo. Chega um momento em que, simplesmente, vais ter de largar o tiktok e o instagram e pôr mãos à obra. É isso que distingue os bons alunos dos medianos - algo tão simples! O teu futuro está nas tuas mãos e és o único responsável por ele; o único que pode riscar a tarefa e o objetivo que estabeleceste. Se fizeres logo o que necessitas, o tempo até passa mais rápido, já reparaste?


4️⃣ Algo que te pode ajudar é combinar com algum amigo estudarem em conjunto para os exames: estabelecem objetivos semelhantes e motivam-se um ao outro. As dinâmicas de grupo podem ser um grande aliado!


5️⃣ Para além disso, já pensaste em variar os teus métodos de estudo? Porque, não, não existe apenas uma “forma certa de estudar”! Variar os métodos ajuda-te a compreender a matéria de uma forma mais abrangente e a conheceres-te a ti e ao teu cérebro. Resumos e exercícios são os básicos, mas já experimentaste leitura ativa, mapas mentais, flashcards, método dos post-its, fichas de memória, canções, podcasts ou até mesmo fazeres-te de professor e explicares a alguém – nem que seja ao teu gato? Variar ajuda também a manter a motivação e a tornar o estudo mais dinâmico e menos cansativo.


6️⃣ Por fim, neste kit de sobrevivência não podia faltar uma menção ao descanso. É tão importante quanto o trabalho. Até podes estudar 8 horas por dia, mas se não descansares não vale de quase nada. E descansar não é só de noite (apesar das 8 horas de sono serem fulcrais). Descansar engloba pausas ao longo do estudo e do dia. Engloba tirares tempo para cuidares de ti física e mentalmente. Engloba o aprender a respeitar o corpo.

A Easy Future deseja a todos os estudantes o maior sucesso nestes exames nacionais e que consigam alcançar os vossos objetivos! Qualquer dúvida não hesitem em contactar!

618 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page