top of page

"ImagineEU": O concurso que te vai levar até Bruxelas

Com todas as tarefas que tens para fazer e com o stress de todas as avaliações para as quais tens de estudar, por vezes, oportunidades incríveis podem passar-te ao lado. Para que isso não aconteça estamos aqui para te apoiar!

Se estás nos últimos dois anos do Ensino Secundário, então este é um artigo que não podes MESMO deixar de ler!

Sabias que à distância de um vídeo, te aguarda a oportunidade de conhecer o coração da União Europeia? Vamos contar-te tudo e mostrar-te como.

“O concurso ImagineEU dá aos adolescentes a possibilidade de criar ideias que possam, um dia, servir de tema para uma iniciativa de cidadania europeia.”

O Secretariado Geral da Comissão Europeia, mais especificamente, da “Unidade de Prioridades Políticas e Programa de Trabalho - SG.A.1”, é a entidade por detrás do concurso que te pode levar até Bruxelas!


O que podes ganhar?

As três Equipas vencedoras terão como prémio uma viagem de estudo a Bruxelas que se realizará de 21 a 23 de março de 2024.

Durante esta viagem, a tua Equipa terá a oportunidade de se reunir com representantes das Instituições Europeias e descobrir como são formuladas as políticas e a legislação da UE, bem como aprender de que forma os cidadãos da União Europeia podem participar na iniciativa de Cidadania Europeia.


O que necessito para participar?

O concurso destina-se a estudantes dos dois últimos anos do Ensino Secundário de todos os países da União Europeia. Equipas, compostas por até sete alunos, podem participar no concurso com a supervisão de um professor. Os vídeos podem ser submetidos até 13 de dezembro de 2023. (Corre que ainda tens tempo!)

Os vídeos que cumpram os requisitos serão publicados na página web do concurso, e o período de votação pública decorrerá até dia 20 de dezembro de 2023. A tua Equipa poderá realizar uma campanha para angariar apoio ao vídeo, convidando amigos, familiares e conhecidos para apoiar e votar na vossa ideia. Os votos do público serão um dos critérios considerados pelo júri de especialistas em Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). Os 10 vídeos com maior número de votos do público serão alvo de uma avaliação mais aprofundada por parte de um júri, que terá em conta critérios como a pertinência, clareza e criatividade.

Se ficaste curios@, clica aqui para ficares a saber mais detalhes acerca dos critérios de elegibilidade, de atribuição e dos prazos a cumprir para que esta oportunidade incrível que está à tua espera não te escape. Partilha este artigo com os teus amigos para lhes dares a conhecer esta iniciativa imperdível!


NÃO PERCAS TEMPO! Tens até dia 13 de dezembro de 2023 para participar. Podes submeter o teu vídeo aqui.


Se tiveres dúvidas, contacta-nos :)

233 visualizações

Comentarios


Artigos Recentes

bottom of page