top of page

Exames Nacionais: como estudar para as disciplinas

Já estás a panicar com os Exames Nacionais? Não fiques a olhar para o calendário a ver os dias passar! AGORA é a altura ideal para iniciares o teu estudo. Se começares agora vais ter tempo para rever toda a matéria com calma e perceberes quais as tuas maiores dificuldades. 

Qualquer que seja a disciplina em questão é fundamental teres presente uma boa capacidade de interpretação e estares alerta a possíveis rasteiras. Lê tudo com calma e atenção para que não te escape nada!



Se queres saber truques e dicas para estudar para as disciplinas de português, geografia e filosofia, então este artigo é para ti! Vão também ser publicados mais artigos para as restantes disciplinas, para que não percas nada, subscreve o nosso website! É importante referir que tudo isto será em colaboração com a Academia Astra.


Exame Nacional de português

Ler é fundamental

Descobre o prazer da leitura. Esta além de te fazer viajar e de aumentar a tua criatividade, vai também fazer com que aumentes o teu vocabulário e, por isso, vai ajudar-te a melhorar as tuas skills de escrita. Caso não descubras o teu género literário favorito à primeira, não desistas. Entre os milhares de livros que existem, é certo que hás-de encontrar pelo menos um que se adeque a ti!


A prática leva à perfeição


Ninguém nasce ensinado nem a saber tudo! Não desistas quando as primeiras dificuldades surgirem. A melhor forma de as enfrentares é através da prática. No caso do português, além da leitura, também a escrita é fundamental para desenvolveres a tua criatividade e as tuas skills para respostas abertas.



A ajuda que a Academia Astra te pode dar

A Academia Astra é uma equipa interdisciplinar de apoio ao estudo e ao estudante. Esta engloba também o Ad Astra que é um programa para te apoiar no estudo para esta disciplina 100% online, dividido em 5 módulos ao longo de 25 aulas. Sabe mais acerca desta oportunidade no Instagram @es-tu.dar ou no site da Academia Astra.

Além deste programa, tens ainda à tua disposição a Gramática’50 e vários Resumos de Português que a Lia preparou para ti!


Exame Nacional de geografia

Quanto à geografia, um espírito crítico apurado é essencial. Mesmo sem te aperceberes, através de diversas atividades quotidianas (filmes e séries, jogos, redes sociais, etc) estás a construir uma ideia da realidade que te rodeia. É importante saber relacionar essas realidades e fenómenos da atualidade com os conteúdos desta disciplina.

No teu dia a dia, tenta interligar as matérias teóricas com o teu meio. A geografia pode estar em todo o lado, é preciso saber encontrá-la!



Exame Nacional de filosofia

Argumentação e espírito crítico são as duas competências que te irão ser uma mais-valia não só no exame de filosofia, mas também noutras áreas da tua vida. 

Domina a teoria mas NÃO DECORES! Faz com que as teorias façam sentido através de exemplos, ainda que não concordes com todos os pensamentos. Desta forma, vais estar preparad@ para responder a qualquer tipo de questão, independentemente da forma como esta é colocada.

Uma das partes com mais peso no exame são as escolhas múltiplas, por isso, é fundamental que as treines: recorre a exames de anos anteriores para perceber a forma como são colocadas as questões. Além das escolhas múltiplas, prepara-te também para as famosas questões de verdadeiro e falso e ainda as respostas abertas.


DICA EXTRA!

Com a Academia Astra podes ter acesso a vários explicadores que te irão acompanhar no teu estudo. Espreita a página de Instagram da Lia Alves, ou o site oficial da Academia Astra.

Em breve, vamos trazer-te mais dicas para outras disciplinas. Fica atento aos próximos posts para não perderes nada!


Qualquer dúvida que tenhas não hesites, manda-nos uma mensagem! 


429 visualizações

Comentarios


Artigos Recentes

bottom of page