top of page

Estágio de verão: Testemunho de Matilde Neves

Estás cansad@ da época de exames e o verão parece-te demasiado longe? Não desanimes! O 2º semestre vai passar a voar e quando deres por ti chegas a junho e não sabes o que fazer com tanto tempo livre nas férias.

Muitas empresas abrem os seus programas de estágio e trainees já no início do ano. Tira o proveito máximo do teu verão e aproveita para investir no teu futuro. Um estágio de verão é a opção ideal para quem se quer descobrir a nível profissional, melhorar as suas skills e perceber como é trabalhar numa empresa de verdade. Não percas tempo e começa desde já a descobrir quais as empresas que dão match contigo!

Para te incentivar a dar este passo trazemos-te o testemunho da Matilde (20 anos) que estuda Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para te contar a sua experiência enquanto estagiária de verão. 


Como encontrar o estágio ideal?

“Entre o meu segundo e terceiro ano decidi que era a altura ideal para fazer um estágio de verão. Comecei por procurar diretamente no site de várias empresas de consultadoria conhecidas (Deloitte, PWC, EY, KPMG, etc). O que acontece com muitas destas empresas é que os estágios oferecidos são maioritariamente em Lisboa ou no Porto e eu estava à procura de um estágio em Coimbra ou Viseu onde tinha disponibilidade para passar o verão. Fui também a algumas feiras de empresas, que são muitas vezes dinamizadas por universidades ou instituições dentro delas e são muito úteis para conhecer empresas, oportunidades de estágio e tirar todas as dúvidas que tenhas em relação a estas.

Acabei por descobrir a The Loop Co. através da JEEFEUC - Júnior Empresa da qual faço parte e que nos notificou das candidaturas ao estágio. 

O recrutamento foi composto por quatro fases: 

1ª) Preenchimento de um formulário com algumas informações e anexação do CV; 

2ª) Realização de dois testes: um de lógica e outro de personalidade; 

3ª) Dinâmica de grupo: numa equipa de 5/6 pessoas tivemos de arranjar soluções para um caso prático da área de business e um caso de ética; 

4ª) Entrevista individual com um membro da equipa de RH. 

Todas estas fases eram eliminatórias e no final cerca de 20 estagiários (trainees) entraram.” 


Como é integrar uma equipa de uma empresa?

“A integração na empresa foi muito facilitada, eram realizados team buildings todas as semanas, tínhamos também formações, palestras e muita gente almoçava na cozinha da empresa, tudo isto permitia melhorar as relações entre os restantes trainees e colaboradores. Estive a realizar o controlo de qualidade de um dos softwares criados pela Loop (o Loop OS) e na primeira semana fui acompanhada por uma trainee que também tinha tido essa tarefa nos últimos meses e que eu vinha agora substituir. Portanto tive uma ajuda inicial dela para perceber em detalhe o software e as minhas tarefas e nas restantes semanas podia pedir ajuda tanto à Product Owner e à Project Manager do Loop OS como a qualquer pessoa da equipa de developers.”



Na prática, o que se faz enquanto estagiári@? 

“Todos os dias os developers da equipa do projeto adicionavam novo código ao software, as chamadas new features, por vezes quando estas são adicionadas surgem erros (bugs). Portanto as minhas tarefas passavam por verificar se todas as new features estavam a funcionar como pretendido e fazer todos os fluxos possíveis no software para encontrar os bugs que vão surgindo. Estas tarefas permitiram-me aperfeiçoar o meu olho crítico e atenção ao detalhe, colocando-me sempre na perspetiva de um cliente a utilizar o software. Para além disso trabalhei com plataformas como o ClickUp, o Figma e o StoryBook que nunca tinha utilizado antes e fui às reuniões diárias da equipa o que me permitiu aprender sobre gestão de equipas e de projetos.”



Aprende a pedir ajuda

“Apesar de ter bastante acompanhamento por parte dos meus supervisores e da equipa, havia dias mais parados do que outros e inicialmente sentia-me um pouco perdida. Isto é uma coisa normal numa empresa, mas pode ser estranho ao experienciar pela primeira vez. O meu conselho é manter uma comunicação regular com o teu supervisor e com a equipa de recursos humanos, ambos vão ajudar-te com todas as dúvidas que possas ter e eventualmente esse sentimento de estar perdido desaparece.”


Conselho final!

“Em suma recomendo imenso a toda a gente realizar um estágio de verão durante a universidade, vão ter a oportunidade de melhorar o vosso currículo, ganhar experiência, ver como uma empresa real funciona e conhecer pessoas, tanto outros estagiários como colaboradores da empresa.”


Qualquer dúvida que tenhas fala connosco :)

84 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page