top of page

Erasmus: Qual a melhor forma de aproveitar esta experiência?

Depois de todo o moroso processo burocrático, finalmente o esperado e-mail...mas e se esta experiência não for o que esperavas?



Antes de mais, PARABÉNS por teres dado o primeiro passo e teres chegado até aqui! Se queres aproveitar ao máximo esta experiência incrível que tens à tua espera não deixes de ler este artigo que preparámos para ti.


Sou a Diana Neves, estou no 3º ano da licenciatura em Gestão da Universidade de Coimbra e faço parte do departamento de redação da Easy Future. Estou no último ano do meu curso e decidi que era a altura ideal para embarcar no programa Erasmus+. Como destino escolhi a cidade de Bruxelas, na Bélgica, e durante o 1º semestre, estou a estudar no ICHEC - Brussels Management School.


Estando já a mais de meio desta experiência, reuni algumas dicas que te podem ser úteis se o programa Erasmus+ constar na tua lista de objetivos!

Absorve a cultura local

Viver num novo país dá-te a oportunidade de explorar e vivenciar uma nova cultura. Ainda que tenhas optado por ter aulas em inglês, vai mais além e desafia-te a aprender a língua oficial do país que te acolheu.

Além da língua, explora a fundo a sua cultura, participa em eventos locais, prova a sua gastronomia, convive com os locais e não deixes de explorar cada canto da tua nova cidade.


Aprende a viver com o mínimo

Vais mudar-te para um novo país e a tentação de levar a “casa toda atrás” pode ser muita! Mas não cometas este erro. Leva contigo apenas o essencial! Além de ser mais simples na hora de fazer as malas, vais ficar com espaço extra para todos os souvenirs que vais colecionar ao longo destes meses!


Planeia as tuas viagens

Uma das vantagens do programa ERASMUS+ é a maior flexibilidade e menor carga horária. Isto faz com que tenhas mais tempo e maior facilidade em viajar. Ao escolher um país central, como é o caso da Bélgica, as deslocações entre países e cidades tornam-se mais fáceis, quer seja de autocarro, comboio ou avião…

Aproveita os fins de semana para visitar cidades ou países vizinhos. Planeia com antecedência todas as viagens (se o fizeres, regra geral, vais conseguir poupar no dinheiro dos bilhetes), faz o seu respetivo roteiro, define um budget, prepara a mochila e parte à descoberta. É possível que nas tuas aulas de 2ª feira estejas numa luta com o cansaço provocado pela viagem, mas num balanço final todos estes “sacrifícios” valem a pena para se conhecer novos sítios.


Mantém-te em contacto

Um dos maiores desafios que te podem desmotivar são as saudades de casa. Acabas de dar um grande passo fora da tua zona de conforto, por isso, é normal que sintas falta dos que te são mais próximos. Felizmente, tens a possibilidade de encurtar as distâncias através de uma chamada ou de uma mensagem. Partilha com os teus familiares e amigos as novas experiências que estás a ter e, assim, vais ver que a tua motivação se mantém no topo.


CONSELHO FINAL

Além da formação académica, a experiência ERASMUS+ tem-me dado novas skills que considero fundamentais para o meu futuro: desde uma melhor capacidade em solucionar os problemas do dia a dia (capacidade de me “desenrascar”), em gerir o meu tempo e dinheiro de forma mais autónoma, até conhecer e conviver com diferentes culturas. Todas estas circunstâncias têm-me feito sair da minha zona de conforto e fazem com que cada vez seja mais fácil adaptar-me a novas situações. Não deixes que os teus medos ou inseguranças te impeçam de dar este passo tão importante na tua vida pessoal e profissional.


ATENÇÃO!!

Está atent@ a todos os prazos (entrega de documentos e épocas de avaliações) e a todas as ajudas e benefícios a que tens direito (bolsas e outros apoios monetários, acesso a épocas especiais de avaliação).


Qualquer dúvida que tenhas não hesites, fala connosco através do nosso Instagram!


104 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page