top of page

Contingentes de Acesso ao Ensino Superior: o que são e para quem?

Quando preencheres a tua candidatura vais deparar-te com um conceito que, muito provavelmente, nunca ouviste falar: os contingentes.

De uma forma muito geral, os contingentes fazem parte do Concurso Nacional e destinam-se a candidatos que apresentem condições pessoais especiais. Contudo, o estudante que apresente um dos contingentes prioritários, terá também de satisfazer todos os requisitos e condições exigidos no contingente geral, nomeadamente, a necessidade de realizar provas de ingresso, o período de validade destas, a forma de utilização das notas em cada fase de candidatura, …

Anualmente são reservadas vagas específicas destinadas apenas a cada um dos seguintes contingentes, de acordo com o gráfico abaixo:


Na 1ª fase do concurso nacional, as vagas fixadas para cada curso em cada instituição de ensino superior são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais. Na 2ª fase, para além do contingente geral, existe também o contingente especial para candidatos com deficiência. Na 3ª fase existe apenas um único contingente - o contingente geral.


E agora perguntam-se, o que é o contingente geral? Este é usado pela maioria dos estudantes de Portugal Continental que não satisfazem nenhum dos requisitos necessários para usufruir de um dos contingentes especiais.


Assim, os contingentes especiais podem ser:

Na lista acima encontras, através do site da DGES, os requisitos necessários para verificares se podes usufruir de um dos contingentes especiais.


Dúvidas? Não hesites e envia-nos uma mensagem!


3.573 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page