top of page

Como pesquisar artigos científicos? Um guia essencial para os trabalhos escolares!

Ao longo da vida escolar, somos surpreendidos com vários desafios conforme o passar dos anos. Um deles é, definitivamente, a realização de pesquisas para trabalhos escolares. Quantas vezes já não ouviste o teu professor dizer: “Pesquisem e confirmem as fontes!” e ficaste perdido a pensar em como seria possível comprovar a veracidade de um dado, se não és um especialista da área?

Não te preocupes! A Easy Future pensou nisso e preparou um guia essencial para as tuas pesquisas, para que os teus trabalhos tenham sempre informações verídicas e fundamentadas!

O primeiro passo para a pesquisa de artigos científicos é, a partir do tema, estabeleceres um objetivo a atingir, podendo ser uma questão a responder ou um problema a esclarecer. A partir daí, podem ser selecionados conceitos chave que servem de termos de pesquisa, afunilando, assim, os resultados que serão encontrados e tornando a pesquisa mais prática e direta.

Uma dica importante: pesquisa os conceitos com variantes dos termos para ampliar um pouco o raio de busca, mas sem anular a sua objetividade! Por exemplo, se quiseres pesquisar sobre a Teoria da Evolução, usa palavras como Darwin, evolucionismo, evolução, etc. que estão relacionadas ao teu tópico principal.

O segundo passo é estares atento ao tipo de ferramenta de busca que usas. Uma das ferramentas mais utilizadas para a realização de pesquisas escolares é o Google Académico/Google Scholar.

Recurso este que não só exibe, como resultado de busca, conteúdos exclusivamente académicos, mas também prioriza os mais relevantes, isto é, mais pesquisados e citados pela comunidade estudantil. Desta forma, possuímos uma certa certeza de que os conteúdos escritos são de procedência confiável e, portanto, contribuirão de forma positiva para a elaboração do teu trabalho!

O terceiro (e último) passo é ler e avaliar o recurso escolhido, prestando atenção nas seguintes questões:

  • Qualificações do autor: Quem escreveu o texto? Qual a especialidade? De onde provém o grupo de pesquisa?

  • Data de publicação: Quanto mais recente, mais atualizada é a pesquisa. (Atenção: Isso não faz uma composição melhor do que outra, apenas diz respeito à contemporaneidade do assunto, o que pode ser importante para a realização de trabalhos escolares.)

  • Quantidade de citações: Indica se o texto é bem recebido e aproveitado pela comunidade académica. Quanto mais citações, mais se pode ter certeza da fiabilidade da referência.

  • Impacto e relevância do local de publicação: Dependendo de onde o texto foi publicado (geralmente em revistas), o mesmo passou por diferentes estágios de avaliação. O prestígio da revista está correlacionado com os processos dos quais a composição foi submetida até ser publicada, o que contribui para a indicação da qualidade.

Existem muitas formas de avaliar a qualidade de artigos científicos, e esta é uma das mais simples! Seguindo estes passos consegues, eficazmente, afunilar as tuas pesquisas e verificar a fiabilidade dos textos pesquisados. Desta forma, terás um trabalho escolar bem concebido e fundamentado (e o teu professor com um sorriso de orelha a orelha)!

433 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page