Nos últimos anos, a inteligência artificial tem vindo a crescer exponencialmente. Mas o quão positiva pode ser quando associada à tradução?
A inteligência artificial permite que uma máquina adquira competências humanas, ou seja, a capacidade de resolver problemas tendo em conta aquilo que os rodeia e o contexto em que se insere.
Esta tecnologia surgiu na década de 1950 porém a grande disponibilidade de dados e novos algoritmos levaram a um grande crescimento da mesma nos últimos anos.
Na tradução, a IA tem um papel fundamental nos sistemas de Rede Neural Artificial (RNA) e de Processamento de Linguagem Natural (PLN).
Tradução automática
A tradução automática começou a ser utilizada nos anos 50, mas era muito limitada no que toca à precisão e ao vocabulário. Na década de 1980, no Japão, foi desenvolvido um software para a tradução assistida por computador (CAT) por grandes empresas na área computacional. No entanto, esta tecnologia exigia uma grande atenção a nível de pré e pós-edição.
Na época, a União Europeia desenvolveu o projeto Eurotra, cujo o objetivo era a criação de um sistema que permitisse traduzir as várias línguas da comunidade europeia sem qualquer intervenção humana. Embora não tenha sido bem-sucedido, foi um impulso para os estudos nesta área.
Durante a década de 90, surgiram sistemas de tradução automática estatísticos e sistemas baseados em corpora. Os primeiros utilizam a probabilidade das palavras que queremos traduzir corresponderem a certas palavras na frase traduzida. Por outro lado, os sistemas baseados em corpora consistem na utilização de exemplos pré-traduzidos para a tradução de novos textos.
Por fim, em 2014, surgiu a tradução automática neuronal (NMT). Esta funciona a partir de neurónios artificiais, tendo, por isso, em conta não só as palavras literais, mas também o contexto daquilo que está a ser traduzido.
Vantagens
A IA possui diversas vantagens, desde a rapidez à eficiência. Esta tecnologia consegue traduzir uma grande quantidade de textos em pouco tempo e com grande qualidade, isto é, sem qualquer erro de digitação.
Por outro lado, é extremamente precisa uma vez que consegue reconhecer padrões complexos e identificar nuances linguísticas.
Devido ao sistema de aprendizagem automática, a IA consegue melhorar a qualidade do seu texto, ao longo do tempo.
Limitações
As limitações dão-se essencialmente ao nível cultural, isto é, dificilmente uma máquina irá entender, por exemplo, expressões idiomáticas, calões ou figuras de estilo.
Além disso, a IA pode ser muito eficaz em tarefas que envolvam padrões mas revela-se pouco autónoma no que toca a tarefas que envolvam a criatividade ou a adaptabilidade em situações não estruturadas.
Como qualquer sistema, a IA pode cometer erros, por vezes perigosos até, sendo, por isso, necessário um humano para retificar se tudo corre bem.
Papel dos tradutores
Apesar de a IA ser extremamente eficaz na tradução literal do texto, são os tradutores que conseguem perceber as nuances culturais, além de garantir a melhor qualidade.
Assim, a existência de IA na tradução vai afetar o emprego dos tradutores, no sentido em que estes passarão a ter o papel de revisores. Com o desenvolvimento desta tecnologia, estes profissionais passam a ter nas suas mãos uma ferramenta valiosa e que pode elevar a tradução para outro nível.
Não te esqueças, para qualquer dúvida, não hesites em contactar-nos!
Um dia, navegando pela internet sem muito o que fazer, decidi procurar um jogo diferente para passar o tempo. Foi assim que encontrei https://jogodoaviator.com/ . O site tem um layout simples, mas o jogo do Aviator me prendeu por horas. O que realmente fez a diferença foram os bônus que o site oferece, como promoções de boas-vindas e vantagens para jogadores frequentes. Isso incluiu rodadas extras e aumento no valor dos depósitos, o que tornou o jogo ainda mais empolgante. Achei o site uma boa opção para quem, como eu, está em busca de algo novo e interessante.