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Classicus, a, um (adj.) - a desvalorização das ciências humanas em Portugal

Atualizado: 16 de ago. de 2022

O Estudo em Casa, iniciativa promovida pela RTP no âmbito da contingência COVID-19, é, sem dúvida, uma das ferramentas que tem ajudado os jovens do 1º ao 12º ano a consolidar as suas aprendizagens. No entanto, nem todas as disciplinas são contempladas, o que demonstra – mais uma vez – o desinteresse e desvalorização que algumas áreas de ensino sofrem - geralmente as ciências humanas. Faltam disciplinas e não pensamos que o menor número de alunos que as frequentam sejam justificação suficiente para a sua ausência. O aluno que as frequenta, nesta ou noutra situação, devia estar em pé de igualdade em relação aos outros alunos.

A ausência de disciplinas como Literatura A ou Latim A é inadmissível, embora não nos surpreenda. O mais paradoxal é que estas disciplinas - e outras – que carecem de apoio sejam progressivamente mais esquecidas. Parece-nos injustificável que disciplinas como Matemática A ou Físico-Química A tenham tanto apoio (manuais, livros de preparação e exercícios, vídeo-aulas, centros especializados de explicações…) – e bem – e que Latim, por exemplo, não tenha sequer um lugar na telescola, sendo que os alunos que a frequentam não têm acesso (porque não existem) a livros de exercícios ou de preparação e que o único manual esteja desatualizado (a última edição foi em 2008). Estas são, verdadeiramente, as disciplinas que necessitam de maior suporte, bem como os alunos que as frequentam, sob risco de desaparecerem.

Queremos um país de engenheiros, médicos e economistas, mas esquecemo-nos do igualmente importante papel dos escritores, artistas e historiadores. Não podemos ser uma Nação sem memória, sem alma.

Como quer o ME desenvolver valores como a “curiosidade, reflexão e novação”, o “pensamento crítico e criativo” ou até mesmo a “sensibilidade estética e artística”* compactuando com este tipo de práticas?

Todas as áreas do saber são fundamentais. Chega desta visão elitista em relação às ciências exatas em detrimento das humanas, pois não sobreviveremos se alguma delas nos faltar.

Deixa-nos a tua opinião sobre este tema. Se não consentes não te cales!





*1 – Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória - https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf


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