top of page

Bolsas + Superior 2023/2024

Antes de mais - o que é o programa + Superior? O Programa +Superior tem como principal objetivo o incentivo e apoio da frequência do ensino superior em regiões do país onde a procura é menor e onde a pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões é também menor.

O QUE É O PROGRAMA +SUPERIOR?

O Programa +Superior tem como principal objetivo o incentivo e apoio da frequência do ensino superior em regiões do país onde a procura é menor e onde a pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões é também menor. Parece-te interessante?

Em 2016/2017, este programa foi redefinido, ou seja, apesar de continuar a manter a atribuição de bolsas de mobilidade como incentivo e apoio à frequência do ensino superior público em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica, ficaram definidas, entre outras alterações, que as bolsas eram exclusivamente atribuídas a estudantes provenientes de famílias economicamente carenciadas. Dessa forma, e com as alterações introduzidas a este programa, foi possível reparar que o número total de bolsas ativas aumentou sucessivamente.

Além disso, este programa tem como valor de bolsa atribuído de 1700€.

É importante ainda referir que para os estudantes que ingressaram em cursos técnicos superiores profissionais, bem como através do concurso especial para os titulares das provas especiais destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23, a bolsa de mobilidade é majorada em 15%.

QUAIS AS CONDIÇÕES DE ACESSO?

Provavelmente deves estar a questionar-te sobre que tipo de cursos e instituições são abrangidas pelo Programa +Superior. Assim sendo e para que não haja qualquer dúvida, o programa abrange as seguintes instituições:

- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Instituto Politécnico de Coimbra;

- Instituto Politécnico de Beja;

- Instituto Politécnico de Bragança;

- Instituto Politécnico de Castelo Branco;

- Instituto Politécnico da Guarda;

- Instituto Politécnico de Portalegre;

- Instituto Politécnico de Santarém;

- Instituto Politécnico de Tomar;

- Instituto Politécnico de Viana do Castelo;

- Instituto Politécnico de Viseu;

- Universidade dos Açores;

- Universidade do Algarve;

- Universidade da Beira Interior;

- Universidade de Évora;

- Universidade da Madeira;

- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Relativamente aos cursos, importa ainda referir que o Programa +Superior abrange os cursos de formação inicial, isto é, cursos técnicos superiores profissionais, ciclos de estudos de licenciatura e ciclos de estudos integrados de mestrado nas respetivas instituições de ensino superior públicas, situadas nas regiões abrangidas pelo Programa.

Se estás a pensar candidatar-te ao programa deves ainda saber a que outro tipo de condições deves ainda obedecer para que possas ser eleito:

  • Teres realizado a matrícula e inscrição, no ano letivo de atribuição da bolsa, numa instituição situada numa NUTS III abrangida pelo Programa +Superior;

  • Teres requerido bolsa de estudo de ação social até à data do requerimento de atribuição de bolsa +Superior;

  • Ter-te sido atribuída uma bolsa de estudo da ação social no ano letivo de atribuição da bolsa +Superior;

  • Não ter havido o cancelamento ou anulação da bolsa +Superior atribuída em ano letivo anterior.

COMO DEVES APRESENTAR A TUA CANDIDATURA?


A candidatura somente pode ser apresentada na Plataforma BeOn da Direção-Geral do Ensino Superior. Faz a tua candidatura aqui .


E ESTE ANO? QUAIS SÃO OS PRAZOS?

A candidatura poderá ser realizada até 30 de setembro de 2023. No entanto pode ser solicitada até 31 de maio de 2024, sendo nesse caso atribuída bolsa proporcional, em função da data do requerimento.

Dúvidas? Manda mensagem!


2.131 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page