top of page

Bolsas de estudo 2021 para o Ensino Superior

Atualizado: 29 de out. de 2023

Uma das barreiras que continua a impedir muitos estudantes o acesso às melhores universidades são os custos económicos. Para tentarmos atenuar esta barreira, partilhamos uma lista das principais bolsas de estudo. Deves ver cada uma com a devida atenção e ver se eventualmente alguma delas se destina a ti. Caso queiras saber sobre outras bolsas, contacta a Easy Future!

A primeira coisa que tens que saber é que há dois tipos de bolsas: as de mérito - que dependem das tuas notas- e as de apoio social - que dependem dos rendimentos do teu agregado familiar.


- Bolsa da DGES

Data limite: 30 de setembro ou até 20 dias depois da matrícula

Esta é a mais conhecida: é uma bolsa de apoio social à qual todos podem concorrer, quer te candidates ao público ou ao privado. Como se trata de uma bolsa de apoio social, a atribuição da mesma depende dos rendimentos do teu agregado familiar. Para o mesmo ser avaliado, deves submeter vários documentos na plataforma, desde declarações de IRS a extratos bancários. Esta bolsa tem a opção de requerer de alojamento universitário.

É possível simular online a atribuição de bolsa de estudo para o ensino superior no site da DGES segundo as condições particulares de cada candidato e do respetivo agregado.

Podes fazer a tua candidatura no momento em que também te estás a candidatar ao Ensino Superior. Há uma opção para escolher se pretendes beneficiar de bolsa. Se a escolheres, ser-te-á enviado um e-mail com password de acesso ao portal da bolsa.


- Bolsas Gulbenkian

Data limite: sem informações

A fundação Gulbenkian oferece uma vasta gama de bolsas de estudo, desde bolsas de mérito a apoio social. Passa no site da fundação para ficares a saber sobre todas as bolsas disponíveis.


- Câmaras Municipais

Contacta a tua Câmara Municipal para saberes se existem bolsas disponibilizadas pelo teu município.


- Instituições de ensino superior

Muito importante são as bolsas que a tua faculdade também pode dar. Muitas universidades dispõem de bolsas que chegam aos 5000€ anuais. Procura saber mais no site da universidade a que te vais candidatar.

Estas são as bolsas mais importantes que deves saber. No entanto existem muitas mais e com valores que te podem vir a surpreender... Se quiseres saber mais, entra em contacto connosco e nós damos-te a conhecer todas as bolsas que se aplicam ao teu caso!

151 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page