top of page

Avançar para ... a minha candidatura ao Ensino Superior

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Chegou o dia. Hoje, 6 de agosto, abriram as candidaturas ao ensino superior. Tal como é habitual nós não vamos ficar parados. Aqui ficam alguns pontos importantes que deves ter em conta quando estiveres a preencher a plataforma da DGES:


PASSO 1 - Procura a tua senha no teu email - Lembras-te daquela senha que deves ter recebido algures no início de junho? Finalmente vais dar-lhe uso. Acede ao portal da DGES através deste link, coloca o teu número de identificação (8 dígitos do CC) e a senha e certifica-te que tens tudo contigo:

- Ficha ENES;

- Ficha de pré-requisitos, se necessário;

- 6 escolhas curso/instituição;

- Boa disposição e uma música a acompanhar ;)


PASSO 2 - aqui não há muita ciência :) Apenas tens que colocar os dados que tens na tua ficha ENES

PASSO 3 - Exames. Os dados apresentados e a recolher na página de exames são opcionais e têm como objectivo auxiliar na escolha dos pares estabelecimento/curso, assinalando as opções de cursos para as quais eventualmente não reúnas condições.

PASSO 4 - Os teus contactos e dados pessoais. Não te enganes em nenhum campo!

PASSO 5 - Nesta página deves indicar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) a que prefere recorrer caso necessites de tratar de algum assunto relacionado com a candidatura. Por exemplo, os candidatos dos contingentes especiais (militares, emigrantes ou outros) têm de entregar num GAES uma cópia do recibo da candidatura online, juntamente com os documentos que comprovem o seu direito a concorrer por esse contingente. Nesses casos deve ser aqui indicado o GAES onde irá ser feita essa comprovação.

Em seguida deves indicar se tencionas candidatar-te a uma bolsa de estudo caso obtenhas colocação, o contingente pelo qual te candidatas e se pretendes beneficiar de preferência regional. Só poderás beneficiar desta preferência e submeter a candidatura por esta via se estiveres na posse de uma ficha ENES com o ponto 9 preenchido com os distritos de frequência e conclusão dos 11º e 12º anos.


Se preencheres a opção da preferência regional ou escolheres o contingente dos Açores ou Madeira terás ainda de inserir o código de comprovação que consta na tua ficha ENES:

PASSO 6 - Na página 6 podes finalmente indicar os pares instituição / curso a que pretendes concorrer:

Deves começar por escolher a instituição do par que pretendes. Em seguida poderás escolher o curso de uma lista onde já só aparecem os cursos oferecidos por essa instituição. Para terminar a escolha clica em “Adicionar Opção"

Assim que é adicionada a nova opção é também calculada a respetiva nota de candidatura. Esta nota é meramente indicativa, baseando-se nas classificações de exames que introduziste e/ou que já foram confirmadas pelas escolas. Quando for executada o processo de colocação só serão consideradas as classificações oficiais, já incluindo eventuais reapreciações.

Se introduzires uma opção para a qual não reúne condições, surgem uma ou mais letras de aviso na coluna onde deveria surgir a nota de candidatura. As letras utilizadas têm os seguintes significados: P.R. = falta o pré-requisito, P.I. = falta ou não tem mínima na prova de ingresso, N.C. = não tem mínima na nota de candidatura, S = falta a classificação do secundário. Poderás clicar na letra de diagnóstico ou na nota de candidatura calculada para consultar as condições exigidas pela instituição/curso dessa linha.

Passo 7 - Ao entrar na página 7 o sistema analisa as opções de instituição / curso registadas para determinar se alguma dessas opções exige pré-requisito. Em caso afirmativo são então apresentados todos os pré-requisitos relevantes, para que indiques se ficaste Apto neles ou para que preenchas a classificação obtida.

Os pré-requisitos que deverão ser entregues na matrícula não requerem qualquer comprovação nesta página.

Os pré-requisitos necessários para a candidatura ficam validados assim que preencheres os elementos pedidos, que deverás transcrever da “Ficha de Pré-requisitos” que te foi entregue pela instituição onde os realizaste.

No caso dos pré-requisitos de comprovação sem classificação (Apto/Não Apto) basta preencher o código da instituição emissora e a senha de comprovação do pré-requisito. No caso dos pré-requisitos de comprovação com classificação deves transcrever também a classificação que consta na “Ficha de Pré-requisitos”.


Passo 8 - Confirma cuidadosamente todos os dados.

Passo 10 - Imprime o recibo de candidatura. E já está feito!


Lembra-te que se mudares de ideias até ao final do período de candidaturas podes voltar a fazer uma candidatura no portal da DGES. Conta sempre a última candidatura submetida!

E não te esqueças! Qualquer dúvida que tenhas na tua candidatura coloca-a através da nossa página do Instagram e iremos responder o mais rápido possível!

1.075 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page