top of page

Auto-ajuda: jornada ou fantochada?

Consideras-te tão influenciado pelas redes sociais que nem questionas o verdadeiro valor das suas recomendações? Conselhos de desconhecidos não faltam e os livros de autoajuda não fogem à popularidade no digital. Assim, impõe-se a seguinte questão: será que este género literário impacta, de facto, a nossa vida?



De certeza que já te deparaste com várias sugestões destes livros, que lançam promessas ao ar como se fossem foguetes e é um pouco difícil confiar em “frases feitas”. Ou então és um amante da leitura que até nem recusas experimentar os livros de autoajuda, apenas os deixas na tua “To be Read”, para quando houver tempo, mas nunca chega esse momento, porque preferes encantar-te por uma história de romance ou fantasia. “Ao menos, na ficção, há uma barreira maior que separa a realidade do imaginário”, poderás defender.


A verdade é que o género literário em questão baseia-se muito na reflexão e não tanto na realização da ação em si. Mas não são as palavras escritas que vão mudar a tua vida, és tu próprio. Elas dão-te o empurrãozinho necessário para a transformação da tua perspetiva, porém tu é que decides o que fazer com as lições adquiridas. 


Então, o que é mais importante? Reflexão ou ação?


As duas coisas!!! A partir de exemplos e mensagens de outras pessoas (ou até de estudos, porque a informação destes livros provém de alguns deles), melhoramos a nossa capacidade de nos enraizarmos na mudança. 


A autoconsciência é o primeiro passo para te aproximares não só do sucesso, como da tua própria felicidade. Por isso, em vez de pensares que os livros de autoajuda não servem para nada, dá-lhes uma oportunidade e mantém sempre a tua mente aberta, pois de certeza que vais descobrir detalhes e estratégias valiosas para a tua vida. Aqui te deixamos algumas recomendações:


Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie


"O mundo pertence a quem consegue expressar as suas ideias, assumir a liderança e entusiasmar os outros. (...) O autor sabia que a chave do êxito nas actividades profissionais era o relacionamento pessoal. Com base na sua experiência aperfeiçoou este eficaz método para o sucesso, ainda hoje actual, que começa com as três técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, e logo a seguir propõe seis formas de fazer com que os outros gostem de nós, doze maneiras para convencer e nove para liderar."


Hábitos Atómicos, de James Clear


"A maior parte das pessoas pensa que para mudar de vida (ou mudar algo de relevante nas suas vidas) tem de pensar em grande. Mas um dos maiores especialistas mundiais em hábitos, James Clear, propõe uma alternativa. Após décadas de trabalho nessa área, concluiu que as grandes mudanças surgem do efeito combinado de centenas de pequenos atos - seja fazer uma elevação por dia ou acordar cinco minutos mais cedo. É o que o autor chama de Hábitos Atómicos."


101 Reflexões que vão Mudar a sua Forma de Pensar, de Brianna Wiest


"101 Reflexões que Vão Mudar a Sua Forma de Pensar oferece-nos textos que mudam a forma como olhamos para nós próprios e vemos os outros, para alterarmos a nossa perceção das coisas, tomarmos as rédeas da nossa vida e escrevermos a nossa própria história."

A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da, de Mark Manson


"Que se f*da o pensamento positivo! (...) Recorrendo a um estilo brutalmente honesto, Manson mostra-nos que o caminho para melhorar a nossa vida requer aprender a lidar com a adversidade. Aconselha-nos a conhecer os nossos limites e a aceitá-los, pois no momento em que reconhecemos os nossos receios, falhas e incertezas, podemos começar a enfrentar as verdades dolorosas e a focar-nos no que realmente importa."



Não perdes nada em investir no teu desenvolvimento pessoal. A aprendizagem ao longo da vida dá-nos as ferramentas necessárias para compreendermos melhor o mundo, maximizando a nossa personalidade. 



Nunca te esqueças que a Easy Future está sempre disposta a ajudar-te na tua jornada! Qualquer dúvida não hesites em contactar-nos.


Commentaires


Artigos Recentes

bottom of page