top of page

Aprende a organizar-te: Métodos de estudo

Já te aconteceu chegares à época de teste/exames com montes de matéria acumulada? Muitos estudantes cometem esse erro que, além de causar maior nível de stress, durante essa época, também prejudica a sua aprendizagem e, consequentemente, os seus resultados escolares.

O início do ano letivo é a altura ideal para começares desde já a organizar-te e a escolher os métodos de estudo mais adequados para ti e para os teus objetivos.

Em parceria com a nossa Embaixadora e fundadora do studygram @es.tu.dar - Lia Alves -, reunimos as melhores dicas e métodos de estudo para que arrases em qualquer avaliação!


Não te esqueças: não existe um método ideal, deves experimentar e ver o que funciona melhor contigo.



Leitura ativa

O primeiro passo do teu estudo é o de pesquisa nas fontes. É neste momento que deves utilizar o teu manual e ou outros textos e materiais que os teus professores forneçam. Fá-lo com leitura ativa (sublinhar, apontamentos, post-its, etc). O objetivo é a interação com o texto e a identificação de conceitos, explicações, exemplos, etc.


Flashcards

Os flashcards são cartões de memória. Este método de estudo consiste em criar pequenos cartões com esquemas, formas, palavras, frases, etc que necessitares de memorizar. Podes criá-los apenas assim ou fazer em modelo pergunta-resposta (de um lado e do outro) e estudares como se fosse um jogo. Serão bastante úteis, principalmente se fores fazendo estes pequenos cartões à medida que vais tendo aulas e que andasses com eles nesses momentos e durante o estudo. Desta forma, vais aprendendo e memorizando aquela informação na memória de longo prazo.


Explicação ativa

A explicação ativa faz-se em voz alta (podes utilizar uma folha de papel para ires fazendo algum esquema que ilustre o que dizes ou um quadro branco.) Imagina que és um(a) professor(a) a dar uma aula! O ideal é que repitas este processo pelo menos 2 vezes para organizares oralmente as ideias.


Faz exercícios

Fá-los como normalmente e corrige. Caso acertes, passa à frente. No caso de não acertares, revê a pergunta e o teu raciocínio. Procura identificar o erro e dificuldade. Se não conseguires, aponta a dúvida e sê o mais concreto e específico possível – e procura esclarecer rapidamente. Além disso, faz um caderno de erros, ou seja, uma lista dos erros que mais cometes para servir como revisão: é nisso que deves trabalhar e onde deves insistir mais. Outra opção é fazeres post-its com os passos numerados para resolver determinado tipo de exercício e tê-lo junto de ti no início, quando ainda estás a aprender, até interiorizares.


DICA EXTRA!

Por fim, deixamos-te estas aplicações e plataformas que te podem ser bastante úteis. Dá uma vista de olhos e não te esqueças de as conjugar com os teus métodos de estudo mais eficazes:

  • Mindly

  • Z.library

  • Znkie App

  • Goodnotes

  • Notion

  • Quizlet

  • Site da biblioteca da tua faculdade

  • Moodle da tua faculdade


Se gostaste destas dicas e ficaste curios@ por saber mais, então espreita o ebook sobre métodos de estudo, organização e processo de aprendizagem criado pela Lia Alves. Nele vais encontrar vários materiais úteis e imprimíveis onde te podes aprofundar no assunto. Além disto, desenvolveu um projeto de apoio ao estudo para estudantes do 1º ao 12º ano (com oportunidades para o ensino superior) - a Academia Astra. Se ficaste com vontade de conhecer mais acerca do seu trabalho, passa pelo instagram.


Qualquer dúvida que tenhas, não hesites! Contacta-nos ;)


191 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page