top of page

Ao aluno deslocado: Não deixes que a Solidão seja tua inimiga

Nova etapa, a entrada na universidade fora da tua área de residência, caso este seja o teu caso. Um novo caminho que já estás a traçar, novas pessoas, nova casa, nova cidade, toda uma novidade para ti, alun@ deslocad@. Como a solidão não escolhe idades, este momento e todos os fatores que ele engloba, pode fazer com que te sintas acompanhado pela solidão. Aprende a combater a solidão com as dicas que te trazemos.


Quando se inicia esta fase académica e existe um distanciamento daqueles que mais te apoiam, como a tua família e os amigos, podes te sentir mais solitário no início. Deixamos-te aqui algumas dicas como podes combater a solidão e/ou aprender a viver com ela.

Fala com aqueles que mais amas

Para diminuíres esse sentimento procura conforto nas pessoas mais próximas e/ou nas que te rodeiam. Quando te sentires mais só, liga e manda mensagem aos teus amigos ou aos teus familiares de forma a encontrares algum conforto. Não te esqueças também que não és o único que te sentes assim - à tua volta estão muitos outros universitários que estão a passar ou já passaram pelo mesmo.


Ocupa o teu tempo livre

Encontra atividades ou um hobby que te mantenha ocupado e o mais importante, que te faça conhecer pessoas novas. Exemplos dessas atividades são núcleos de estudantes, grupos de desporto, tunas, grupos de teatro… - tudo isto podes provavelmente encontrar na tua universidade. Além disso, também pode ser bom relaxares através de exercício físico ao ar livre, meditação, caminhadas em que aproveitas para conhecer a cidade, ouvir podcasts, entre outros.

Por fim, o mais importante, procura atividades que gostes e que te deixem confortável, cria o teu hobby (ler, pintar, artes plásticas e tocar algum instrumento, são algumas opções).



Usa as redes sociais de forma equilibrada

As redes sociais podem ser uma ferramenta útil para conhecer pessoas, mas é fundamental utilizá-las de forma equilibrada e consciente. Limita o tempo em que permaneces nelas para poderes aproveitar a vida “real” e as atividades que te possam dar mais contributos a nível pessoal.


Cuida de ti

Dá prioridade a ti próprio, neste caso, ao teu bem-estar físico e mental. Cria uma rotina saudável, dorme o necessário mas não demasiado,tem uma dieta equilibrada e pratica exercício físico de forma regular. Além disso, foca-te em atividades que te façam relaxar (como mencionado anteriormente) para diminuir o stress e promover a tua saúde mental.


Procura ajuda de um profissional

Não é vergonha pedir ajuda! Se esse sentimento de solidão persistir e te sentires mais em baixo, procura quem te possa ajudar. Um psicólogo ou outro profissional neste âmbito pode dar-te ferramentas e estratégias que te ajudem a compreender os sentimentos e a melhorar o teu estado emocional. Queremos também que saibas que algumas instituições de Ensino, sejam estas politécnicos ou universidades, têm psicólogos para te ajudar. Informa-te!

E nunca te esqueças que apesar da solidão parecer algo mau, pode trazer uma nova perspetiva para a tua vida, neste caso, o crescimento pessoal, e a introspeção. Melhor que os outros te conhecerem, és tu conheceres o teu interior e por vezes, esses momentos em que te sentes mais só podem te levar a uma reflexão e exploração do teu “eu”.


81 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page