top of page

Alterações nos exames nacionais e novas datas dos períodos letivos

Face à atual conjuntura, o calendário de exames nacionais do ensino secundário foi sujeito a alterações, apresentadas esta sexta-feira pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. A primeira fase passará a ser realizada no mês de julho e em setembro realizar-se-á a segunda fase dos exames. A força motriz desta alteração prendeu-se, fundamentalmente, com a pausa inusitada a 22 de janeiro, devido ao encerramento das escolas motivado pelo avançar galopante do novo corona vírus. Para compensar esta pausa, os alunos não terão a habitual pausa de Carnaval, enquanto as férias da Páscoa cingir-se-ão a um breve período entre 29 de março e 1 de abril. O documento divulgado versa, também, que o terceiro período terminará a 8 de julho para alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ciclo. Para os anos sujeitos a exame, 9º, 11º e 12º anos, o período acaba a 18 de junho, enquanto para os restantes acaba a 23 de junho.

Assim, pelo calendário atualizado, a primeira fase dos exames nacionais do ensino seucundário decorrerá entre 2 e 16 de julho, sendo os resultados afixados a 2 de agosto. Entre 1 e 7 de setembro realiza-se a segunda fase, com resultados afixados no dia 16. Em relação à obrigatoriedade de realização dos exames ou opção pela realização de uns em detrimento de outros, de acordo com as provas de ingresso escolhidas pelos alunos (tal como sucedeu no ano transato) ainda não foi divulgada informação.

As informações relativas ao efeito da avaliação externa no acesso ao Ensino Superior serão divulgadas oportunamente pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Relativamente às outras provas externas, as do 9º ano serão, na 1.ª fase, entre 28 de junho e 2 de julho, com afixação de resultados a 19 de julho, e na 2.ª fase de 21 a 23 de julho, com afixação de resultados a 3 de agosto.

Alteração ao Despacho do Calendário E
.
Download • 159KB

219 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page