top of page

ECTS: Já sabes tudo o que precisas de saber?

No teu percurso no Ensino Superior vais fartar-te de ouvir a sigla 'ECTS'... "ECTS para ali, ECTS para além". Mas não te preocupes, hoje trazemos-te um artigo acerca de tudo o que tens de saber acerca deste assunto.

O que são e para que servem?

Os ECTS, European Credit Transfer System, conhecidos em Portugal pelos termos “Créditos ECTS”, “Pontos de Créditos” ou, mais comum entre a Comunidade Estudantil, por “Créditos”, são os pontos atribuídos aos Estudantes após a conclusão de uma determinada UC (sigla de Unidade Curricular, que é o nome dado a uma das disciplinas semestrais de um Estudante Universitário).

Os créditos pretendem traduzir o tempo de trabalho efetuado pelo Estudante em cada área científica e Unidade Curricular. Um dos objetivos é a possibilidade de qualquer Estudante, independentemente da Instituição ou País, poder ver a sua formação reconhecida mesmo fora do Território de Origem.

Quanto vale 1 ECT?

Estima-se que cada Crédito Europeu corresponde a, aproximadamente, a 27 horas de trabalho - entre horas presenciais, em contexto de aula, horas de estudo e realização de trabalhos.


Temos algum número pré-definido de créditos para obter todos os anos?

Foi definido pela Declaração de Bolonha que um Ano Académico deve corresponder a 60 ECTS e, respetivamente, um semestre a 30 ECTS. Em cada semestre, os Estudantes têm um x número de UC's, pelas quais estão distribuídos os 30 ECTS.

Por exemplo, se tiveres um semestre com apenas 2 UC's, não penses que isso significa que vais ter menos trabalho, porque como cada uma irá valer 15 ECTS o tempo dedicado irá ser ENORME - qualquer coisa como 405 horas de trabalho para essa cadeira! Também existe a possibilidade de um estudante ter até 10 UC's, cada uma valerá apenas 3 ECTS, o que se irá traduzir numa reduzida carga de trabalho por cada UC. Mais uma vez, isto depende da Faculdade e do curso em questão.


Temos mesmo de os obter? Podemos voltar “atrás” para recuperar os pontos perdidos?

Sim, para concluíres o Curso tens mesmo de fazer todas as UC's, ou seja, obteres todas as ECTS. Contudo, não é o fim do mundo se não passares, à primeira, numa UC! Pois, se “chumbares” a uma UC, podes repetir a mesma no ano seguinte! Portanto, não vais ter de repetir um ano inteiro se não tiveres passado a uma UC.

Limite de UC'S

Nota que cada ano tem um limite de ECTS (o normal são 75, mas deves confirmar na página web da tua faculdade) e os semestres estão também limitados (habitualmente o máximo é 42). Isto limita as UC's que podes recuperar no ano seguinte. A única exceção a estes limites é o primeiro ano, cujo máximo de ECTS por semestre/ano são 30 e 60, respetivamente.


E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar!

Não hesites em contactar-nos!


Artigos Recentes

bottom of page