top of page

5 atividades que tens de fazer antes das aulas começarem

Atualizado: 29 de out. de 2023

As férias de verão estão a chegar ao fim e, por isso, sugerimos-te algumas atividades que tens mesmo de fazer antes das aulas começarem.


Continua a ler para descobrires quais são!


1. Organiza o teu material escolar


Esta parece ser uma dica bastante óbvia, mas vamos dar-te algumas sugestões para organizares o teu material escolar, de modo a que não te falte nada.


Começa por ver aquilo que sobrou do ano anterior e que ainda podes aproveitar. Se tens uma caneta que ainda não foi usada, será que vale mesmo a pena comprar uma nova? Talvez não.


Tenta fazer esta reflexão, para garantires que o teu regresso às aulas é o mais sustentável possível. Acredita, o planeta agradece!


Depois disso, faz uma lista com tudo o que precisas mesmo de comprar e aproveita esta época, já que a variedade é maior e os preços são mais baixos. Acima de tudo, não caias em comportamentos consumistas!


2. Arruma o teu espaço de estudo


Esta dica é muito importante, porque, mal as aulas comecem, é no teu espaço de estudo onde vais passar a maior parte do tempo. Assim, assegura-te que ele está bastante organizado e arrumado, para saberes sempre onde tens tudo e para tornares o teu estudo mais eficiente.

A organização do ambiente que nos rodeia influencia muito a organização da nossa mente, não te esqueças disso!


3. Define os teus objetivos para este novo ano


Ter objetivos é sempre algo muito importante na nossa vida, por isso deves definir os teus para este novo ano letivo.


Contudo, a forma como o fazes também é muito importante. Tenta não colocar apenas um objetivo geral; divide-o em pequenas metas que tens de alcançar para lá chegar. Afinal, sem esses pequenos objetivos será mais difícil realizares as tuas metas.


Por exemplo, em vez de escreveres quero ter melhores notas, experimenta quero estudar um bocadinho todos os dias.


Deste modo, sabes exatamente o que é que tens de fazer para atingir o teu grande objetivo e consegues ter uma perceção mais clara do teu progresso diário.


4. Estabelece uma rotina


Não, não precisas de planear os teus dias ao segundo, mas antes das aulas começarem tenta perceber tudo aquilo que vais ter de conciliar ao longo do ano, além de estudar (por exemplo, atividades extracurriculares, projetos de voluntariado, escola, associação de estudantes, etc.).


Depois, só tens de definir quanto tempo é que vais dedicar a cada atividade. Assim, vais conseguir organizar-te de uma forma mais simples, mas, atenção, não te esqueças de incluir tempo para descansar.


Consulta estes artigos, se quiseres saber mais sobre atividades extracurriculares no secundário e na universidade.


5. Aproveita o tempo contigo mesm@


Fazer atividades sozinh@ é muito importante para te conheceres melhor e para ganhares mais confiança em ti própri@.


Aproveita estes últimos dias de férias para ires àquele café ou àquele parque onde sempre quiseste ir, mas sempre achaste que não conseguias ir sozinh@.

Quando as aulas começarem, vais estar perto de muitas pessoas diferentes e vais ter muitos trabalhos para fazer. Aproveita agora para estares contigo mesmo e para te mimares um pouco.



Estas são as nossas sugestões de atividades que tens mesmo de fazer antes de as aulas começarem.


Se ficaste com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos! Bom regresso às aulas!


285 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page