top of page

Testemunho: O caminho de um caloiro

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Pedimos aleatoriamente um testemunho da vida de um universitário. Calhou um estudante que ingressou em Ciências da Comunicação em 2019 na FLUP. O testemunho pode surpreender muitos, mas chegamos à fase em que todos temos que abrir os olhos e perceber que nem tudo é perfeito. Podemos olhar para o nosso futuro e imaginar muita coisa, mas nada do que sonhamos pertence à derradeira realidade. Hoje desafiamos todos os nossos seguidores a ler este testemunho e a interiorizar que é esta a experiência vivida por muitos caloiros.

"Sou uma estudante no curso de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e foi no ano passado, 2019, que me candidatei ao ensino superior. Estava interessada na área da comunicação, então quando estava a realizar a inscrição coloquei o curso Ciências da Comunicação em 1ª opção, pondo nas outras opções o mesmo curso noutras universidades. Fui aconselhada pelos meus professores a preencher as 6 opções, mesmo que achasse que entraria numa das primeiras.

Quando saíram as colocações e descobri que tinha entrado na minha primeira opção senti uma grande satisfação e alívio. Apesar de já estar à espera, tinha sentido um certo receio que as médias tinham subido, impossibilitando-me de entrar no curso pretendido.

Os primeiros dias no ES foram um pouco complicados. Estava numa cidade nova, bem como num ambiente novo. Por isso, para além de me ter de inserir na faculdade e num novo nível de exigência, tinha de aprender a movimentar-me numa cidade que não conhecia e tomar conhecimento de metros e autocarros. Adicionando a isso o stress, nervos e ansiedade de saber se estava realmente no sítio certo. Apensar de achar que era realmente o que queria, receava que a realidade não correspondesse às minhas expectativas. Atualmente, como as minhas aulas presenciais foram canceladas para o resto do ano letivo, estou a ter as minhas aulas através do Zoom o que facilita a gestão do tempo e a realização de trabalhos.

Infelizmente, tenho pensado frequentemente em desistir e trocar de curso. Embora goste do que estude sinto que talvez não seja o mais apropriado para mim como carreira. Acredito que cada pessoa tem várias vocações, mas cabe a cada um escolher qual perseguir profissionalmente, podendo explorar outras opções como um hobbie."

by Teresa Miranda


Dúvidas? Coloca-as através da nossa página do Instagram!

147 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page