top of page

Redes sociais: a dopamina barata que arruína as nossas vidas

Sentes-te preso às redes sociais? Elas fazem-te sentir mais ansioso? Já te questionaste porque é que a tua concentração e memória não são as mesmas de antigamente?


As redes sociais são, de facto, um tema bastante controverso, visto que são muito usadas para para comunicar e “socializar”. No entanto, a cada passo se descobre que os seus efeitos negativos são mais preocupantes e graves do que parecem. Podes perguntar-te : “Como assim? Nunca senti isso” ou então já te tinhas apercebido desse facto e queres saber mais sobre isso. 

Este artigo é o correto para ti em ambos os casos!



Em primeiro lugar, gostaríamos de esclarecer que as redes sociais não são um monstro, visto que o seu impacto depende de como as usamos. Por exemplo, podemos usá-las com um propósito mais criativo, mais pessoal ou até mais empreendedor.

Contudo, embora seja libertador pensar que nós temos algum controlo, é importante perceber que há muitos fatores em jogo e que, como já deves ter percebido, elas estão programadas para as usarmos excessivamente e de uma forma que não é, muitas vezes, a mais benéfica.


Alguns problemas que estão associados ao seu uso excessivo são:


  • Aumento da ansiedade e depressão

  • Redução da retenção da memória

  • Diminuição da capacidade de concentração

  • Isolamento social




Comecemos por abordar um dos tópicos mais emergentes: a redução da concentração.

De facto, cada publicação tem como objetivo principal captar a atenção do maior número de indivíduos, e a verdade é que quanto menos tempo tiver, no caso de ser um vídeo, melhor. As pessoas, no geral, não se interessam por conteúdo que tenha uma duração maior que 30 segundos, e o efeito deste novo spam de atenção é visível em diferentes áreas da nossa vida. Por exemplo, já notaste que quando estamos a estudar perdemos o foco mais rapidamente do que antes? 

Esta nova “aquisição” acaba por não facilitar o nosso dia a dia enquanto estudantes, pois as nossas aulas não são de 15 minutos, tão pouco os nossos exames! Daí devermos ter especial atenção a isto!



Por outro lado, cada pequeno vídeo promove a libertação de dopamina, uma hormona que está associada à motivação e satisfação. Até aqui podes pensar: “mas isso não é bom?” e a resposta é : não necessariamente. Quanto mais dopamina libertamos (por exemplo, quando estamos a fazer scroll quase infinitamente), maior fica a nossa tolerância à mesma.


Deste modo, para atingirmos um determinado nível da hormona que nos permita ficar motivados e satisfeitos, temos que obter uma maior quantidade do que antes. Ou seja, as atividades que antes nos deixavam animados, podem já não ter um efeito tão impactante, pois a nossa tolerância aumentou de tal modo que precisamos de um maior estímulo, e é aí que entram as redes sociais. 

É por este motivo que, quando nos sentimos tristes, ou queremos procrastinar (e deixar aquele trabalho que prometemos que íamos fazer hoje para amanhã), acabamos por procurar, e infelizmente encontrar, consolo lá!



Podes estar a pensar em como reduzir o impacto negativo desta atividade, e nós estamos aqui para te ajudar! Deixamos aqui algumas dicas que esperamos serem úteis:


  • Encontrar hobbies que te interessem - ao preencheres o teu tempo com atividades que promovam o teu bem-estar, estás a reduzir o teu tempo nas redes sociais, reduzindo o seu impacto.

  • Estabelece um limite de tempo (e tenta cumpri-lo!)

  • Desinstala a aplicação - em último caso, se a tua disciplina não estiver a fazer o seu papel, experimenta viver a tua vida na ausência dessa app e vê como te sentes! Não precisa de ser definitivo, pode ser até sentires que tens mais controlo sobre ti mesmo.


Por fim, viver num mundo em que o contacto é constante não é fácil, e é algo para que os nossos cérebros não foram propriamente preparados, visto que vicia facilmente nesta overdose de dopamina. Por isso, não te culpes se não conseguires parar este mau hábito imediatamente, pois já é extremamente positivo estares a tentar! 



Lembra-te: está à vontade para nos contactar para qualquer questão que tenhas! Estamos aqui para ajudar!!


76 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page