top of page

Mudar de faculdade no Ensino Superior

E se a tua decisão em relação ao instituto de Ensino Superior não tiver sido a mais acertada? Será que há alguma forma de a alterares? Como?

Hoje deixamos-te um artigo que explica tudo o que precisas de saber no caso de pretenderes mudar de faculdade, independentemente se queres mudar ou não de curso.

Quais os requisitos para Transferência de Faculdade?

  • Competência dos Institutos de Ensino Superior

A transferência de faculdades, dentro do mesmo curso, é orientada pelas próprias instituições de Ensino Superior. Precisarás de contactar a faculdade para onde te pretendes transferir e pedir todas as informações necessárias. Cada instituição estabelece as suas próprias regras - critérios de seriação e desempate para seres aceite.

  • Prazos e Vagas

Tem em atenção os prazos e número de vagas existentes para a transferência de faculdade. Estes deverão ser anunciados no site da instituição de destino.

  • Quem pode solicitar a Mudança de Par Instituição / Curso?

Podes requerer a transferência em qualquer instituição de Ensino Superior pública ou privada. Excetuam-se as instituições de Ensino Militar e de Ensino Policial.

Os estudantes que requerem a mudança de par Instituição / Curso devem estar matriculados e inscritos numa faculdade sem que tenham concluído o curso em questão.

Atenção que poderás mudar de universidade privada para a pública, contudo, mais uma vez tens de pesquisar no site da universidade para a qual te pretendes mudar ou então contactar os serviços académicos da mesma.

  • Provas de ingresso válidas

Deves realizar os exames nacionais equivalentes às provas de ingresso fixados para esse curso / instituição, para esse ano letivo. Isto quer dizer que poderás utilizar as provas de ingresso realizadas em anos anteriores, de forma a conseguires aceder ao novo curso ou instituição. Estes exames deverão ter a classificação mínima exigida pela instituição de Ensino Superior

  • Estudantes internacionais

Este regime abrange também os estudantes que tenham estado inscritos numa universidade estrangeira, num curso definido pela legislação do país de origem, e que não tenha sido concluído.

  • Outras condições e Pré-requisitos

Se a instituição superior de ensino para a qual te estás a candidatar mantiver outras provas e pré-requisitos necessários para a tua permanência num determinado curso, então estarás também condicionado a satisfazer os mesmos.


Testemunho da Joana Araújo - CMO, Diretora do Departamento de Comunicação Social e Designer da Easy Future

Sou a Joana, tenho 21 anos, atualmente estudante de 1º ano de Mestrado em Engenharia Química no ramo de Processo e Produto na FEUP, apesar do meu percurso não ter começado neste curso.

Em 2020, candidatei-me ao Ensino superior e entrei na minha segunda opção, Química na FCUP. Ao início estava entusiasmada porque essa sempre foi a minha paixão, não me via a fazer outra coisa mas, passado 1 mês rapidamente mudei de ideias. Não gostava do curso, não gostava do método de ensino, não me identificava com as pessoas com quem lidava todos os dias, até mesmo com os professores. Queria mais mas não sabia bem o que, porque afinal sempre me vi no ramo das ciências, em química.

No fim do 1º semestre comecei a procurar outras opções como fazer um Gap Year para me autoconhecer, desistir da faculdade e ir trabalhar, e até voltar a concorrer no CNA e ver onde isso me levava.

Mesmo assim, completei o primeiro ano curricular da licenciatura porque sabia que se continuasse no Ensino Superior, o curso para o qual eu acabasse por mudar iria ter haver com química e de alguma forma me ajudaria.

Depois de alguma pesquisa e uma lista de pros e contras entre o curso em que estava e Engenharia Química no ISEP, percebi o que realmente queria.

Concorri ao concurso de par instituição / curso do IPP, onde a seleção é feita pela média das unidades curriculares concluídas, seguida pelo número de créditos compatíveis com o curso ao qual me candidatava.

Felizmente, fui a segunda selecionada num grupo de 20 pessoas onde apenas 5 entraram. Assim, em vez de voltar a ser caloira, fui diretamente para o segundo ano, mesmo tendo de fazer algumas cadeiras que não obtive equivalência. Apesar de ter sido uma adaptação difícil, mais do que a mudança do secundário para a universidade, onde tive de lidar com fazer as cadeiras “atrasadas” e horários desfasados, fazer amigos do zero, habituar-me a novos métodos de ensino, não me arrependo da decisão que fiz. Apesar deste percurso atribulado, consegui acabar a licenciatura nos 3 anos como se nunca tivesse trocado de curso e com média de 14,5 valores. Como o ramo que pretendia seguir nos mestrado só existia na FEUP, decidi concorrer apesar de apenas existirem 3 vagas na fase em que concorria e entrei! Agora sim, sinto-me realizada e ciente de que todo o meu esforço foi recompensado.


E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar! Não hesites em contactar-nos!

Artigos Recentes

bottom of page