top of page

Educação Literária no secundário: 5 dicas que te vão ajudar a alcançar o sucesso

Atualizado: há 5 dias

No Ensino Secundário, a disciplina de Português costuma ser responsável por algumas valentes dores de cabeça, sobretudo o domínio da Educação Literária.


No entanto, isso não tem de ser assim! Por isso, neste artigo, trazemos-te cinco dicas que te vão ajudar a melhorar os teus resultados escolares nesta área.

Continua a ler para saberes quais são!


1. Introduz a tua resposta


Sobretudo na disciplina de português, isto é muito importante! Não te limites a debitar a resposta. Deves introduzir o tema, contextualizá-lo no espaço, no tempo histórico e nos aspetos que podem influenciar uma determinada obra (corrente literária, biografia do autor, etc).


Se o fizeres, a tua resposta tornar-se-á muito mais completa e ajudar-te-á a encadear melhor as tuas ideias.


2. Utiliza marcadores discursivos


Provavelmente os teus professores estão sempre a dizer-te isto e, de facto, a realidade é essa. A forma como organizas a tua resposta pode influenciar muito os teus resultados.

Por isso tenta utilizar, sempre que possível, os famosos marcadores discursivos, palavras ou expressões que permitem estabelecer conexões entre enunciados, tornando o discurso mais coerente. Por exemplo, em vez de escreveres:


Não concordo totalmente contigo, só em alguns pontos.


Experimenta escrever:


Não concordo totalmente contigo, no entanto, há alguns pontos em que tens razão.


A utilização de palavras ou expressões como “no entanto” mostra que és capaz de organizar devidamente uma resposta e isso só te vai favorecer!



3. Justifica sempre as tuas afirmações com referências textuais


Muitas vezes, os alunos não justificam as suas afirmações com exemplos textuais, algo extremamente importante na disciplina de português.


Se o fizeres, mesmo que a tua resposta não esteja totalmente correta, será valorizada pelas referências textuais ou pode mesmo dar origem a um novo ponto de vista correto que não estava nos critérios gerais de correção.


Por isso, só tens a ganhar em justificar as tuas afirmações!


4. Não te contradigas


Por vezes, os alunos querem dizer tanto sobre um determinado tema que acabam por se contradizer - algo que não pode acontecer num texto.


Assim, é importante que fundamentes bem a tua resposta, mas procura simultaneamente ser objetivo, de modo a não confundires conceitos e ideias que provocam a contradição.


5. Tenta identificar-te com a obra em estudo


Não, Os Maias não são assim tão maus!


Tenta sempre contactar com o texto e formar a tua própria opinião, sem te deixares influenciar por outros leitores.


Além disso, experimenta encontrar pontos que te interessem nas obras. Isso fará com que te aproximes mais delas e com que as estudes com maior interesse. Não precisas, por exemplo, de adorar todos os poemas de Fernando Pessoa, mas de certeza que há pelo menos um com o qual te identificas.


Ou seja, não vejas o copo meio vazio, vê-o meio cheio. A Literatura é um mundo incrível que tem as portas abertas para ti! Vais recusar a entrada?



Esperamos que este artigo te tenha ajudado e que tentes pôr em prática as nossas dicas.


Ficaste com alguma dúvida? Não hesites em contactar-nos!


Bons estudos!


Comentarios


Artigos Recentes

bottom of page