top of page

Candidatura à Bolsa da DGES

Já está a decorrer o prazo para te candidatares às bolsas mais concorridas em Portugal. Para que possas ter uma noção dos números... Só para o ano letivo de 2022/2023 foram requeridas mais de 100 mil bolsas!!!

Vamos falar-te sobre todos os procedimentos que deves saber para uma candidatura de sucesso.


Documentos necessários:

Para preencheres o formulário de candidatura a bolsa de estudo, tens que ter contigo os seguintes documentos referentes a todos os elementos do teu agregado familiar: - Cartão de Cidadão ou, em alternativa: cartão de contribuinte para dispor do número de contribuinte (NIF) e cartão de beneficiário da Segurança Social para dispor do número da Segurança Social (NISS). - Declaração do IRS do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura a bolsa (caso tenha entregue declaração). - Declaração do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou a caderneta predial do imóvel utilizado como habitação própria e permanente do agregado familiar (caso o agregado possua HPP); - Saldo das contas bancárias, à ordem e a prazo, com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura a bolsa e valor dos restantes bens móveis (certificados de aforro, ações, obrigações, planos poupança-reforma, etc). Deverás ainda ter o comprovativo do IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) com identificação do titular da conta para a qual pretendes receber a bolsa de estudo (caso te seja atribuída).

Onde faço a candidatura? Agora que já sabes os documentos necessários falta saber onde fazer a candidatura! Resposta: na plataforma BeOn! Deixamos-te um guia que a DGES nos forneceu gentilmente para preencheres a tua candidatura ;)

Guia do Candidato
.pdf
Download PDF • 1.96MB

Como acedo à plataforma? Não consegues aceder porque não tens dados de acesso? Pois não! Só os tens no ato de candidatura ao acesso ao Ensino Superior! Na parte das opções de candidatura deverás selecionar que pretendes concorrer à bolsa de estudo. Posteriormente serão enviadas para o teu e-mail, as respetivas credenciais de acesso à plataforma BeOn.

Prazos de candidatura

O requerimento de atribuição da bolsa de estudo para um ano letivo deve ser submetido:

- Entre 25 de junho e 30 de setembro;

- Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

- Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

- Até 10 dias úteis após o fim do prazo para a apresentação da candidatura através do concurso nacional de acesso (candidatos ao CNA), sem necessidade de matrícula numa instituição de ensino superior e inscrição num curso.

Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro. Podes consultar aqui informação sobre as datas limite para submissão dos requerimentos, que se enquadrem nesta situação.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.


Fonte: DGES

Dúvidas? Não hesites e manda-nos mensagem!

2.095 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page