top of page

Ano Zero: a média não é um problema

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Não são raros os alunos que demonstram receio e descontentamento durante a sua candidatura ao Ensino Superior, pois ou a média não é suficiente, ou os exames não correram tão bem quanto era esperado ou persistem incertezas quanto ao curso a seguir ou existe um particular interesse da disciplina pelo estudante.

Todos os dias, todas as horas e todos os minutos com a mesma inquietação: “Como é que vou entrar no curso que quero?”. São diversos os estudantes que se conformam com uma resposta insatisfatória, muito aquém das suas capacidades e perfil. É proibido baixar os braços perante cenários desfavoráveis!

Alguns acreditam em milagres, mas a nossa associação prefere acreditar em sonhos de estudantes aguerridos que os colocam em prática com o seu esforço, persistência e determinação. Assim, para que possas ter uma segunda oportunidade, alcançando um futuro risonho com as opções tomadas, surge o conceito “Ano Zero”.

Afinal, não somos do tamanho da nossa altura, mas do tamanho do que vemos. Se desistir aparenta ser mais fácil e não batalhamos, não queiramos esperar um porvir próspero e promissor.

O Ano Zero corresponde, assim, a uma “ponte'' entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior, com a duração de apenas um ano. Neste, poderás usufruir da preparação de uma instituição para as provas de ingresso, dos concursos nacional e especial, com as vantagens de poder realizar algumas cadeiras isoladas do próximo ano e conhecer as instalações da tua futura faculdade. Todavia, não estando matriculado terás de pagar propinas, sem direito a bolsa de estudo, e cumprir os requisitos específicos da instituição.

Estando o ensino superior português, na sua maioria, dividido em dois grandes tipos, acresce ainda decidir por qual deles optar:

Ensino Superior Público:

  • Aconselháveis as candidaturas aos concursos disponíveis. Caso ainda não possuas os requisitos mínimos após usufruires do Ano Zero, não te poderás candidatar novamente ao regime.

  • Ideal para quem quer concluir disciplinas.

Ensino Superior Privado:

  • Só não ficarás com o lugar assegurado se existirem pessoas com médias superiores à tua.

Atualmente, o Ensino Superior Concordatário já não disponibiliza o regime outrora designado por “Ano Propedêutico”.

Na eventualidade do estrangeiro ser uma possibilidade a considerar, avizinham-se vários benefícios, entre os quais:

  1. Desenvolvimento pessoal e linguístico;

  2. Pagamentos em prestações depois de teres terminado o teu curso e já tiveres salário;

  3. Conhecimento aprofundado de outras culturas e perspetivas diferentes;

  4. Valorização internacional aquando da candidatura a um emprego.

“Faço parte da lista de convidados?”

Considera-te in se…

1. tiveres concluído o 12º ano ou a sua equivalência sem teres feito ou sido aprovado nas provas de acesso;

2. não tenhas concluído o ensino secundário (os três anos) ou a sua equivalência;

3. a validade dos teus exames nacionais tenha expirado.

A passos largos da fase de candidaturas, lembra-te de que é necessária uma mudança no software para que o hardware funcione e (que) erros repetidos não conduzem a resultados diferentes.

Anima-te, o teu futuro poderá brilhar com o Ano Zero!

Economiza o teu tempo, contactando os serviços administrativos das instituições que te agradam e oferecem esta mais valia!

E tu, vais ficar por aqui?

Decide, enfrenta e conquista!

Com a Easy Future crescemos juntos para um percurso mais confiante, seguro e fácil.

Dúvidas? Não fiques com macaquinhos na cabeça!


751 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page