top of page

6 dicas para um mindset de sucesso nos exames

Atualizado: 16 de mai. de 2023

Todos nós cometemos erros e, ao longo do tempo, podemos deixar que os nossos medos e inseguranças se apoderem de nós, comprometendo a nossa evolução. No entanto, é possível mudar tanto a nossa mentalidade como melhorar os resultados em testes, exames e frequências.

Estudos realizados demonstram que ser confiante e possuir uma mentalidade que acredita no constante progresso individual permitem uma aprendizagem mais eficaz, principalmente a nível académico.

Por isso, deixamos neste post algumas sugestões que podem ajudar-te a adquirir uma mentalidade mais positiva e, consequentemente, benéfica para encarares os exames e aumentares as chances de obter um melhor resultado:


Tem um propósito

Muitas vezes, em momentos de stress, como aquele pelo qual estás a passar agora, deixamos que o cansaço e a desmotivação ofusquem os nossos objetivos. Não deixes que isso aconteça. Tem constantemente em mente as tuas metas.

Aliás, podes fazê-lo perguntando a ti próprio: “Aquilo no qual estou a trabalhar aproxima-me do meu sonho?”. Se responderes frequentemente “Não” a esta questão, talvez o melhor seja investir algum do teu tempo em perceber quais são as tuas prioridades.


Foca-te mais no processo do que no resultado

Não interpretes mal! Os resultados que obténs são extremamente importantes e decisivos. Porém, quando pensas numa boa nota, como resultado de uma avaliação, aconselhamos que tenhas em conta as horas de estudo e a dedicação que colocaste em prol do teu objetivo, não apenas a tua inteligência. Valoriza a persistência e a resiliência que investiste no trabalho.

Da mesma forma, mas na situação oposta, sempre que receberes uma nota mais baixa, lembra-te que os erros não fazem de ti falhado! É sempre possível alterar os resultados, se decidires mudar o processo. Na verdade, cometer um erro apenas significa que estás no caminho certo para atingires os teus objetivos, simplesmente you’re not there yet.

O poder do “ainda

Como já defendido em diversas palestras, as palavras “ainda” ou “ainda não” podem ser associadas a um aumento de confiança e a uma projeção para um futuro real, onde as dificuldades são ultrapassadas.

Com isto, aquilo que sugerimos é que tentes mudar simples frases no teu quotidiano como “Não consegui resolver este exercício” para algo semelhante a “Ainda não consegui resolver este exercício”. Pensa ativamente nestas pequenas mudanças e usa-as como uma maneira de procurares novas estratégias que te permitam resolver todos os exercícios cujas soluções ainda não encontraste.

Toma notas do teu método de estudo

De modo a tornar cada vez mais eficiente o teu processo de estudo e de perceberes o que funciona para ti, podes tomar notas e planificar o teu trabalho. Para aperfeiçoares este método, precisas também de estabelecer o teu objetivo e, ao longo do tempo, colocar-te à prova para verificar se o teu plano é viável ou não. Consoante os resultados, vais moldando o teu diário de estudo àquilo que serve para ti.


Procura conselhos e aceita críticas

Certamente conheces alguém que possui um maior conhecimento numa área na qual tu pretendes evoluir.

Pede conselhos a professores, pessoas que estejam numa situação semelhante à tua ou que já passaram pelas mesmas provas e exames com um bom resultado. Ouve os conselhos e críticas construtivas com atenção, pois podes surpreender-te com as estratégias de estudo que te forem recomendadas. Poderás, posteriormente, adaptá-las e reajustá-las a ti próprio.

Igualmente...aprende com os erros dos outros. É certo que não nos devemos comparar com ninguém, mas, se soubermos de um colega que cometeu um erro, lembra-te dele como se tivesses sido tu a fazê-lo. Assim, evitas contratempos cujas consequências não tens interesse em experienciar na pele.


Sai da zona de conforto

Um dos aspetos mais importantes para teres sucesso é, de facto, pores mãos à obra! Ter um mindset positivo não é uma fórmula mágica, mas sim uma maneira de pensar que te pode motivar a encarar as adversidades com um espírito aberto.

Mas como é que sabes quais são as tuas adversidades? A resposta é muito fácil: com a experiência. Novos e diferentes desafios forçam-te a sair da tua zona de conforto e a raciocinar de formas a que não estavas habituado. É com este “desconforto”, que te conheces melhor. Percebes as tuas forças e vulnerabilidades, tornando-te mais resistente à pressão dos obstáculos. Ao reconheceres as tuas limitações atuais, podes trabalhar nelas e minimizá-las, com disciplina e consistência.

Se o teu objetivo é ter, por exemplo, uma boa nota no exame de Física e Química A, talvez seja uma boa ideia testares as tuas capacidades realizando diversos exercícios com graus de dificuldade diferentes.


Por fim, é sempre bom reconhecer que tudo leva o seu tempo e os resultados podem não ser imediatos. Tens de ser realista quanto ao tempo que tens disponível e estar preparado para otimizá-lo, optando, sempre que possível, pela produtividade.


O que achaste destas dicas? Relembramos a existência dos nossos grupos de WhatsApp aos quais te podes juntar, aceder a vários recursos de todas as disciplinas, trocar ideias sobre as diferentes matérias e, como deves prever, adotar uma postura mais positiva e (ainda) mais preparada até aos exames.

A Easy Future deseja-te a melhor das sortes!


Qualquer dúvida, contacta-nos pelo Instagram

631 visualizações

Artigos Recentes

bottom of page