A Associação Juvenil Easy Future

Somos uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo lutar pelo futuro dos jovens de ensino secundário a nível nacional, fornecendo dezenas de apoios, meios e materiais para que estes tenham os melhores resultados académicos possíveis. Somos uma associação de igual relevo na área das soft-skills, oferecendo diariamente dezenas de oportunidades aos jovens para expansão pessoal. Apostamos ainda no apoio a comunidades escolares marcadas pelo insucesso escolar & desigualdades sociais e
no incentivo ao aumento da escolaridade dos mais velhos.

A evolução:

Criada a 28 de abril de 2020, em pleno início da pandemia, fomos fomentados pelas dificuldades sentidas pelos estudantes no acesso à informação, pela falta de apoios escolares (como foi o caso de várias aulas extras/apoio ao estudo terem sido provisoriamente canceladas e centros de explicações encerrados) e devido às poucas ajudas no meio digital no que diz respeito à escolha de um futuro pós-12º ano, decidimos avançar com um projeto - Easy Future - para facilitar a vida a estudantes na zona envolvente à cidade berço da Associação (Barcelos).

Rapidamente este projeto foi adorado e aproveitado por estudantes de todo o país, o que nos obrigou a ampliar, com uma elevada frequência, a nossa equipa, para satisfazer as necessidades. A 7 de junho de 2021 legalizamo-nos como Associação Juvenil e juntamo-nos às centenas existentes em Portugal.

Os nossos princípios:

Somos uma comunidade de estudantes para estudantes. Uma associação sem fins lucrativos gerida por uma equipa de estudantes de secundário e superior e apoiada por uma grande rede de embaixadores a nível nacional para satisfazer todas as necessidades do dia-a-dia desta Associação e evitar a estagnação.

Promovemos e incentivamos o desenvolvimento de diferentes soft-skills a todos os nossos membros e embaixadores e fornecemos meios para que isso possa ser possível. Adicionalmente apoiamos com meios materiais e/ou financeiros pequenos projetos na área da educação, para os ajudar a crescer e ajudarem a comunidade académica.

Importante também referir que somos uma comunidade de estudantes integrante de membros LGBTQI+, proibimos práticas racistas, xenófobas ou relacionados nas nossas redes sociais e grupos de estudantes e aplicamos medidas severas no caso de incumprimento das medidas de prevenção contra a violência e o cyberbulling.

O nosso financiamento:

Para além das comissões dos nossos parceiros, a Associação é financiada em grande escala pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pelo programa Transforma Portugal (em 2021 e 2022), por Associações de Estudantes e Núcleos (que recompensam a equipa pelo desenvolvimento de atividades junto dos seus estudantes) e por donativos realizados por membros da equipa, embaixadores ou titulares coletivos e/ou individuais externos à Associação

Prémios e Menções honrosas:

- Semifinalistas no concurso Acredita Portugal - Banco Montepio, na categoria de Empreendedorismo Social

- Vencedores do financiamento da plataforma Transforma Portugal em 2021 e 2022
- Menção honrosa, Dia do Voluntariado Inclusivo da Universidade do Porto, 4 de dezembro de 2021